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Publicação:
Extrapolação e bolhas financeiras

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Orientador

Bertella, Mário Augusto
Silva, Jonathas Nunes da

Coorientador

Pós-graduação

Economia - FCLAR

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho busca mostrar os efeitos de um viés emocional no comportamento do agente investidor no mercado de ações com as abordagens agent-based e de bolhas financeiras. Além de mostrar o que são os modelos, quais são suas colaborações e métodos. Com o auxílio do software MatLab e lógica de programação, foi encontrado o preço de equilíbrio, a taxa de retorno e as demandas de ações de cada agente no mercado e obtivemos a análise do volume de negociação dos agentes em diferentes períodos da bolha financeira, concluindo que quando o preço aumenta, os agentes fundamentalistas deixam o mercado, fazendo com que somente extrapoladores ou grafistas negociem e consequentemente o volume de negócios diminuem e vice-versa quando os preços tendem a cair. Também foi analisado o efeito do viés aversão à perda nos grafistas e encontrado suas conclusões.

Resumo (inglês)

This work seeks to show the effects of an emotional bias on the behavior of the investing agent in the stock market with the agent-based and financial bubble approaches. In addition to showing what the models are, what are their collaborations and methods. With the aid of MatLab software and programming logic, the equilibrium price, the rate of return and the demands of shares of each agent in the market were found and we obtained an analysis of the trading volume of agents in different periods of the financial bubble, concluding that when the price increases, fundamentalist agents leave the market, causing only extrapolators or graphic designers to negotiate and consequently the volume of business decreases and vice versa when prices tend to fall. We also analyzed the effect of loss aversion bias on graphic designers and found their conclusions.

Descrição

Palavras-chave

Modelos ABM, Finanças comportamentais, Extrapolação, Aversão à perda, ABM models, Behavior finance, Extrapolation, Loss aversion

Idioma

Português

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