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Publicação:
Extrapolação e bolhas financeiras

dc.contributor.advisorBertella, Mário Augusto [UNESP]
dc.contributor.advisorSilva, Jonathas Nunes da [UNESP]
dc.contributor.authorMarques Júnior, Eduardo José [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-07-20T17:43:14Z
dc.date.available2020-07-20T17:43:14Z
dc.date.issued2020-06-26
dc.description.abstractEste trabalho busca mostrar os efeitos de um viés emocional no comportamento do agente investidor no mercado de ações com as abordagens agent-based e de bolhas financeiras. Além de mostrar o que são os modelos, quais são suas colaborações e métodos. Com o auxílio do software MatLab e lógica de programação, foi encontrado o preço de equilíbrio, a taxa de retorno e as demandas de ações de cada agente no mercado e obtivemos a análise do volume de negociação dos agentes em diferentes períodos da bolha financeira, concluindo que quando o preço aumenta, os agentes fundamentalistas deixam o mercado, fazendo com que somente extrapoladores ou grafistas negociem e consequentemente o volume de negócios diminuem e vice-versa quando os preços tendem a cair. Também foi analisado o efeito do viés aversão à perda nos grafistas e encontrado suas conclusões.pt
dc.description.abstractThis work seeks to show the effects of an emotional bias on the behavior of the investing agent in the stock market with the agent-based and financial bubble approaches. In addition to showing what the models are, what are their collaborations and methods. With the aid of MatLab software and programming logic, the equilibrium price, the rate of return and the demands of shares of each agent in the market were found and we obtained an analysis of the trading volume of agents in different periods of the financial bubble, concluding that when the price increases, fundamentalist agents leave the market, causing only extrapolators or graphic designers to negotiate and consequently the volume of business decreases and vice versa when prices tend to fall. We also analyzed the effect of loss aversion bias on graphic designers and found their conclusions.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.capes33004030080P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/192992
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectModelos ABMpt
dc.subjectFinanças comportamentaispt
dc.subjectExtrapolaçãopt
dc.subjectAversão à perdapt
dc.subjectABM modelsen
dc.subjectBehavior financeen
dc.subjectExtrapolationen
dc.subjectLoss aversionen
dc.titleExtrapolação e bolhas financeiraspt
dc.title.alternativeExtrapolation and financial bubblesen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEconomia - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEconomiapt
unesp.researchAreaFinanças e economia aplicadapt

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