Logotipo do repositório
 

Publicação:
A Produção audiovisual no processo de ensino-aprendizagem em geografia: estudo de caso na escola Josepha Cubas - Ourinhos/SP

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Mello, Márcia Cristina de Oliveira

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Geografia - Ourinhos

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This work reflects about the different times which formed the school, proposing an alternative to approximate the students and the education: the make videos in class. The agents of technical period and technical-scientific-informational period live together in school's space, this enables different rhythms, generating a situation of disinterest in students, because they are living in the time of now, caused by the development of information, communication e entertainment. While, in the school, the traditional structure was conserved. So, we believe that work video production by students, can help to raise interest of students in geographical education

Resumo (português)

Esta pesquisa é resultado de estudo de caso desenvolvido durante o período de julho de 2012 a julho de 2013 na E. E. Prof.ª Josepha Cubas da Silva como quesito parcial para a obtenção do título de bacharel em Geografia. Reflete sobre os problemas do processo de ensino-aprendizagem que a convivência de diferentes gerações tem causado no ambiente escolar, propondo como alternativa metodológica para propiciar uma aproximação entre os alunos e o conhecimento - a construção de produções audiovisuais dentro de sala de aula. A coexistência de agentes do período técnico e técnico-científico-informacional no ambiente escolar cria um descompasso e gera um quadro de desinteresse por parte dos alunos, pois estes estão acostumados com o tempo do imediato proporcionado pelos objetos informacionais, de comunicação e entretenimento (popularizadas a partir da década de 1990), enquanto a escola mantém uma estrutura verticalizada e tradicional, inspiradas nas gerações passadas. Percebendo esse distanciamento, acreditamos que a possibilidade da construção audiovisual por parte dos alunos, pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem contribuindo para uma educação mais lúdica e que desperte o interesse da atual geração de estudantes, principalmente, no que diz respeito ao ensino de Geografia

Descrição

Palavras-chave

Recursos audiovisuais, Geografia - Estudo e ensino, Ourinhos (SP)

Idioma

Português

Como citar

DOMICIANO, Douglas. A Produção audiovisual no processo de ensino-aprendizagem em geografia: estudo de caso na escola Josepha Cubas - Ourinhos/SP. 2013. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2013.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação