Publicação: Fora do palco, dentro da vida: o contista Arthur Azevedo e o Rio de Janeiro de sua época
dc.contributor.advisor | Pires, Antônio Donizeti [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Marchezan, Luiz Gonzaga [UNESP] | |
dc.contributor.author | Morasco, Cibele Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:25:24Z | |
dc.date.available | 2014-06-11T19:25:24Z | |
dc.date.issued | 2008-02-29 | |
dc.description.abstract | A pesquisa consiste no estudo do contista Arthur Azevedo (1855 – 1908), com base na teoria do conto, em particular, e na teoria da narrativa, em geral. É estudada a contribuição da obra de Arthur Azevedo no panorama da contística brasileira, tendo por principal objeto de estudo a análise de dez contos, escolhidos para o corpus da pesquisa por serem significativos em sua obra: “A Ritinha” (Contos possíveis – 1889), “Entre a missa e o almoço” (Contos possíveis – 1889), “Plebiscito” (Contos fora da moda – 1893), “A filha do patrão” (Contos fora da moda – 1893), “O velho Lima” (Contos fora da moda – 1893), “Vi-tó-zé-mé” (Contos efêmeros – 1897), “Incêndio no Politeama” (Contos efêmeros – 1897), “Uma amiga” (Contos efêmeros - 1897), “O Jaó” (Contos cariocas – 1928) e “De cima para baixo” (Vida alheia – 1929). Procura-se refletir sobre o modo como o referido autor conquistou tantos leitores na época e sobre a qualidade e permanência dos contos, que não são nada efêmeros. Para isso, são estudados os temas abordados, os costumes e personagens retratados e a construção de seus contos, que mesclam elementos teatrais e da oralidade, o que faz com que a obra do autor volte à gênese do gênero conto, através do anedótico. Além do mais, o autor faz uso do viés cômico e de uma linguagem simples e acessível, retratando o contexto da época, fim do século XIX e começo do XX, tendo por cenário, na maioria das vezes, a cidade do Rio de Janeiro. | pt |
dc.description.abstract | Cette recherche consiste à l´étude de l´oeuvre d´Arthur Azevedo (1855 – 1908), en se basant sur la théorie du conte, en particulier, et sur la théorie du récit, en général. On a étudié la contribution de l´oeuvre d´Arthur Azevedo dans le panorama du conte brésilien par l´analyse de dix contes, lesquels ont été choisis pour le corpus de la recherche grâce à son importance dans l´oeuvre de l´auteur; ces contes sont: “A Ritinha” (Contos possíveis – 1889), “Entre a missa e o almoço” (Contos possíveis – 1889), “Plebiscito” (Contos fora da moda – 1893), “A filha do patrão” (Contos fora da moda – 1893), “Vi-tó-zé-mé” (Contos efêmeros – 1897), “Incêndio no Politeama” (Contos efêmeros – 1897), “Uma amiga” (Contos efêmeros - 1897), “O velho Lima” (Contos fora da moda – 1893), “O Jaó” (Contos cariocas – 1928) e “De cima para baixo” (Vida alheia – 1929). On a voulu montrer le façon comme Arthur Azevedo a conquis tant de lecteurs dans cette époque-là, et sur la qualité et permanence de ses contes, qui n´ont pas rien d´éphémère. Pour cela, on a etudié, dans les contes, les thèmes, les coutumes, la construction des personnages et la composition textuelle, qui mélange des éléments théâtraux avec ceux de l´oralité, en faisant l´ouvre de l´auteur revenir à la genèse du genre conte, à travers le récit anecdotique. En plus, on a observé la manière comme Arthur Azevedo utilise le biais comique et une langage simple e accessible, qui montre le contexte de l´époque – fin du XIXe. et début du XXe. Siècle – et qui choisit par décor, dans la pluspart des contes, la ville de Rio de Janeiro. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | |
dc.format.extent | 118 f. | |
dc.identifier.aleph | 000545173 | |
dc.identifier.capes | 33004030016P0 | |
dc.identifier.citation | MORASCO, Cibele Cristina. Fora do palco, dentro da vida: o contista Arthur Azevedo e o Rio de Janeiro de sua época. 2008. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008. | |
dc.identifier.file | morasco_cc_me_arafcl.pdf | |
dc.identifier.lattes | 3023104181714168 | |
dc.identifier.lattes | 5183349455031687 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/91582 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Azevedo, Arthur, 1855-1908 | pt |
dc.subject | Literatura - História e critica - Teoria, etc | pt |
dc.subject | Contos | pt |
dc.subject | Literatura brasileira - Sec. XIX | pt |
dc.title | Fora do palco, dentro da vida: o contista Arthur Azevedo e o Rio de Janeiro de sua época | pt |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 3023104181714168[1] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-3366-1203[1] | |
unesp.author.lattes | 5183349455031687 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara | pt |
unesp.graduateProgram | Estudos Literários - FCLAR | pt |
unesp.knowledgeArea | Estudos literários | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- morasco_cc_me_arafcl.pdf
- Tamanho:
- 2.2 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format