Publicação: Atividades aquáticas na Educação Física Escolar: conteúdo e noções básicas de segurança na perspectiva do aluno
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Data
Autores
Orientador
Prado Junior, Milton Vieira do 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A natação é um esporte individual que deveria estar entre os conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar, a partir dos anos finais do Ensino Fundamental. Porém, é sabido que para tanto é necessário infraestrutura adequada o que na maioria das escolas não existe e, portanto, não se desenvolve o conteúdo. Apesar de ser uma atividade que as crianças desejam participar, ela necessita de ser aprendida, visto que, há relatos na sociedade de inúmeros casos de afogamento. Projetos que possibilitem aos escolares vivenciarem atividades aquáticas são fundamentais para minimizar a deficiência do espaço escolar e, em especial, buscar evitar que escolares se coloquem em risco no contato com o meio líquido. O objetivo deste estudo foi analisar a inclusão de aulas de natação no planejamento da disciplina Educação Física Escolar, realizadas no projeto do Núcleo de Ensino (NE) na piscina da praça de esportes da Unesp/Bauru, nos anos finais do Ensino Fundamental a partir da visão dos escolares. Foi aplicado um questionário com 73 escolares de uma escola estadual da cidade de Bauru-SP matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Sendo 42 vinculados ao projeto núcleo de ensino desenvolvido no departamento de educação física na Unesp-Bauru e 31 não participantes. A partir do questionário, obtivemos as seguintes respostas: a) mais de 50% dos alunos afirmaram saberem nadar; porém esse aprendizado foi adquirido com pessoas sem o preparo adequado; b) em relação a importância de haver um programa de estudos sobre atividades aquáticas nas escolas 95% dos alunos acreditam ser importante, e principalmente 90% dos alunos participantes do Núcleo de Ensino desenvolvido e realizado na piscina da Unesp avaliam sua participação como boa ou ótima e que gostariam de retornar em outras oportunidades. Concluímos que, para os alunos aderir às atividades aquáticas no contexto escolar é algo extremamente positivo; que as adversidades encontradas pela falta de estrutura dificultam a vivência das atividades; portanto, mediante a parceria com o projeto da universidade e o fomento de novas parcerias públicas ou privadas as atividades aquáticas podem chegar a mais escolares.
Resumo (inglês)
Swimming is an individual sport that should be among the content to be developed in School Physical Education classes, starting in the final years of Elementary School. However, it is known that to do so requires adequate infrastructure, which in most schools does not exist and, therefore, the content is not developed. Despite being an activity that children want to participate in, it needs to be learned, as there are reports in society of countless cases of drowning. Projects that enable students to experience water activities are essential to minimize the deficiency of school space and, in particular, seek to prevent students from putting themselves at risk through contact with liquids. The objective of this study was to analyze the inclusion of swimming classes in the planning of the School Physical Education discipline, carried out in the Teaching Center (NE) project in the swimming pool of the Unesp/Bauru sports square, in the final years of Elementary School from view of schoolchildren. A questionnaire was applied to 73 students from a state school in the city of Bauru-SP enrolled in the final years of Elementary School. 42 were linked to the core teaching project developed in the physical education department at |Unesp-Bauru and 31 were non-participants. From the questionnaire, we obtained the following answers: a) more than 50% of students said they knew how to swim; however, this learning was acquired from people without adequate preparation; b) in relation to the importance of having a study program on aquatic activities in schools, 95% of students believe it is important, and mainly 90% of students participating in the Teaching Center developed and held at the Unesp swimming pool rate their participation as good or excellent and that they would like to return on other occasions. We conclude that, for students, joining aquatic activities in the school context is extremely positive; that the adversities encountered due to the lack of structure make it difficult to experience activities; therefore, through partnership with the university project and the promotion of new public or private partnerships, aquatic activities can reach more students.
Descrição
Palavras-chave
Atividades aquáticas, Segurança, Ensino Fundamental
Idioma
Português
Como citar
ALVES, Eduardo Ramos. Atividades aquáticas na Educação Física Escolar: conteúdo e noções básicas de segurança na perspectiva do aluno. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp) Bauru, 2023