Publicação: A tecnologia digital interativa em sala de aula e o processo de interação aluno – docente: caso curso técnico em Administração da Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, Ourinhos/SP.
Carregando...
Data
Orientador
Santos, Célia Maria Retz Godoy dos 

Coorientador
Pós-graduação
Mídia e Tecnologia (mestrado profissional) - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste estudo é apresentar, analisar e discutir a lógica e as potencialidades das tecnologias digitais em sala de aula, na promoção da interação exigida para a experiência significativa da aprendizagem e do desenvolvimento humano, a partir da opinião de docentes e discentes da classe descentralizada “Virgínia Ramalho”, do curso Técnico em Administração da Etec “Jacinto Ferreira de Sá”, Ourinhos/SP. O foco repousa na percepção empírica destes segmentos de público, sobre a interação social (conforme Vigostski), numa pesquisa de caráter analítico-descritiva que envolveu a revisão literária narrativa e a análise dos dados empíricos levantados junto a essa população alvo, via entrevistas e questionários. A investigação de campo ocorreu durante o período de pandemia do COVID-19, o que possibilitou um comparativo entre antes e depois da alteração do ensino presencial para o remoto, verificando assim, o potencial das ferramentas digitais interativas. Como resultado destaca-se a interação como um diferencial para o desenvolvimento dos sujeitos, no qual, as tecnologias digitais interativas e a dinâmica reticular essencialmente colaborativa, se mostraram fundamentais para que o estabelecimento de novas práticas de aprender e de se desenvolver na contemporaneidade.
Resumo (inglês)
The objective of this study is to present, analyze and discussthe logic and potential of digital technologies in the classroom,in promoting the interaction required for the meaningful experience of learning and human development, based on the opinion of mestreand students from the decentralized class “Virgínia Ramalho ”, inthe courseofTechnical in administration at Etec“ Jacinto Ferreira de Sá ”, Ourinhos, SP. The focus lieson the empirical perception of these publicsegments, about social interaction (According to Vigostski), in an analytical-descriptive researchthat enveloped the empirical data collected with this target population, via interviews andquestionnaires. The field investigations took place during the COVID-19 pandemicperiod, whichenabled a comparison between before and after the application of remoteeducational systemsinto a school environment, thus, verifying the potential of interactive digital tools.As an outcome, interaction stands out as a competitive differential for thedevelopment ofsubjects, in which interactive digital technologies and essentially collaborativereticulardynamics proved to be fundamental for the establishment of new practices inlearning anddeveloping in the contemporary times.
Descrição
Palavras-chave
Interação, Tecnologias digitais, Salas de aula interativas, Interaction, Digital technologies, Interactive classrooms
Idioma
Português