Publicação:
Educação ambiental no Museu do Café de Piratininga: uma abordagem interativa para o ensino de biologia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-12-09

Orientador

Carneiro, Guilherme do Amaral

Coorientador

Sampaio, Aloísio Costa

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Ciências Biológicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A expansão urbana e o desmatamento para o avanço do agronegócio resultaram em processos extintivos na mega biodiversidade presente no Brasil, o que levou a uma maior reflexão sobre as práticas sociais que contribuem para esse cenário. Nesse sentido, a Educação Ambiental surge como uma forma de enfatizar o homem como um mediador na conservação e preservação dos recursos naturais. O ensino de biologia em espaços não-formais, como em museus de ciências, são estratégias de Educação Ambiental que facilitam a contextualização da teoria com a prática e possibilita a criação da noção de ambiente para contribuir na preservação da fauna e flora. O objetivo do estudo foi avaliar o entendimento dos alunos sobre biodiversidade e conservação, e avaliar as contribuições do Museu do Café de Piratininga como espaço de educação não-formal. O público-alvo foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo de Ensino Renovado “Lydia Alexandrina Nava Cury” localizada em um bairro popular próximo à Unesp, campus de Bauru. A metodologia se inspirou na pesquisa-ação com a aplicação de dois questionários, pré e pós a ação educativa, e a Análise de Conteúdo de Bardin para categorizar e analisar todas as respostas. Os estudantes participaram de atividades interativas, como bate-papo introdutório, exibição de crânios e contato com animais vivos. Na trilha ambiental, os alunos percorreram pontos como o Córrego São João, onde foi discutida a sua importância hídrica e questões ambientais, como a seca. A experiência despertou curiosidade, reflexões e engajamento. O pré-questionário permitiu avaliar que os estudantes possuem uma compreensão básica de biodiversidade e conservação. Já o pós-questionário, após a visita, permitiu observar que os alunos tiveram seu repertório e conhecimento enriquecidos e ampliados, sendo o Museu do Café de Piratininga como repertório para enriquecer suas respostas. Na pergunta de feedback, os alunos destacaram a novidade do contato com uma natureza preservada e com os animais da fazenda e silvestres. Além disso, se surpreenderam com a história do café, reconhecendo sua relevância histórica e cultural. Foi possível constatar que o Museu do Café de Piratininga alia a prática com a teoria, promovendo Educação ambiental e científica, além de sensibilização e o aprendizado no ensino de Biologia.

Resumo (inglês)

Urban sprawl and deforestation for the advancement of agribusiness have resulted in extinction processes in the mega biodiversity present in Brazil, which has led to greater reflection on the social practices that contribute to this scenario. In this sense, Environmental Education emerges as a way of emphasizing man as a mediator for the conservation and preservation of natural resources. Teaching biology in non-formal spaces, such as science museums, is an environmental education strategy that facilitates the contextualization of theory with practice and makes it possible to create the notion of the environment in order to contribute to the preservation of fauna and flora. The aim of the study was to assess the students' understanding of biodiversity and conservation, and to evaluate the contributions of the Museu do Café de Piratininga as a space for non-formal education. The target audience was the Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo de Ensino Renovado “Lydia Alexandrina Nava Cury”, located in a neighborhood near the Unesp campus in Bauru. The methodology revolved around action- research with the application of two test, pre- and post-test, and Analise de Conteudo de Barin to categorize and analyze all the answers. The students took part in interactive activities, such as an introductory talk, a display of skulls and contact with live animals. On the Trilha Ambiental the students visited points such as the São João stream, where they discussed its importance for water and environmental issues such as drought. The experience aroused curiosity, reflection and engagement. The post-test, after the visit, showed that the students used the Museu do Café de Piratininga as a repertoire to enrich their answers. In the feedback question, the students highlighted the novelty of coming into contact with preserved nature and with farm and wild animals. They were also surprised by the history of coffee, recognizing its historical and cultural relevance. The Museu do Café de Piratininga therefore combines practice with theory, promoting environmental awareness and learning in biology teaching

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SHIMADA, Yuuri. Educação ambiental no Museu do Café de Piratininga: uma Abordagem Interativa para o Ensino de Biologia. Orientador: Guilherme do Amaral Carneiro. Coorientador: Aloísio Costa Sampaio. 2024. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação