Integração entre a epistemologia de Ludwik Fleck, história do eletromagnetismo e teoria da aprendizagem significativa na disciplina de Física III, sob a análise da teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz
dc.contributor.advisor | Caluzi, João José [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gonzales, Eliéverson Guerchi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-07-25T17:32:57Z | |
dc.date.issued | 2024-03-01 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve por objetivo analisar a integração da História da Física, sob a perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), a partir de textos históricos relacionados à gênese da teoria eletromagnética clássica, a partir do experimento de Ørsted, publicado no idioma português por pesquisadores brasileiros, durante a disciplina Física III. A falta de material em História da Física, a função didática que esse material pode assumir no decorrer de uma disciplina, a possibilidade de envolver a Epistemologia da Ciência para ser um fio condutor no que tece a construção do pensamento científico foram aspectos explorados neste trabalho. A investigação foi realizada em um curso de Física de uma universidade pública, envolvendo alunos dos cursos de Física Licenciatura e Física Bacharelado. Foram realizadas seis atividades de leituras e debates, abordando as interpretações da interação eletromagnética, conforme a temática de cada texto. A seleção dos textos levou em consideração a sequência do conteúdo ministrado pelo professor, cuja proposta de ensino foi fundamentada na abordagem ausubeliana, além do conteúdo de caráter histórico e científico sobre a interação eletromagnética. Essas atividades precederam cada tópico sobre a interação eletromagnética apresentado pelo professor. Após a leitura de cada texto, foram promovidos debates para socializar a interpretação dos conteúdos dos artigos e, em seguida, os alunos, de maneira voluntária, produziram relatórios de leitura. Ao final do processo, foi aplicado um teste, cujas questões contemplaram os aspectos conceituais ministrados pelo professor e a impressão dos alunos sobre a integração das atividades de caráter histórico ao conteúdo da disciplina. Adicionalmente, foram realizadas seis entrevistas com os alunos voluntários que concluíram a disciplina. Destacamos que, durante a condução do estudo, os fundamentos da epistemologia de Fleck foram empregados para elucidar o processo de construção do conceito de interação eletromagnética e para analisar as concepções dos acadêmicos sobre a produção científica. Na análise dos dados, nos embasamos nos princípios da Teoria Fundamentada Construtivista, de Kathy Charmaz, com os quais construímos seis categorias, que foram analisadas à luz dos nossos referenciais teóricos. Os resultados deste estudo indicam que a História da Física pode ser integrada ao processo de ensino na função de organizadores avançados, conforme previsto pela TAS e que a Teoria Fundamentada Construtivista possibilitou elaborar uma teoria fundamentada, partindo da aprendizagem dos alunos, sob à perspectiva da TAS, e da concepção científica, com base na epistemologia de Fleck. Concluímos nossa pesquisa reiterando o potencial da integração da História da Física, não apenas na construção do conceito específico em uma disciplina, como a Física III, mas também na ampliação da compreensão sobre a construção do pensamento científico. | pt |
dc.description.abstract | This research aimed to analyze the integration of the History of Physics from the perspective of the Theory of Meaningful Learning (SAD), from historical texts related to the genesis of the classical electromagnetic theory, from the Ørsted experiment published in Portuguese by Brazilian researchers. The investigation was carried out in a Physics course at a public university, involving students from the Physics Bachelor's Degree and Physics Bachelor's courses. Six reading and debate activities were carried out, addressing the interpretations of electromagnetic interaction according to the theme of each text. The selection of the texts considered the sequence of the content taught by the teacher, whose teaching proposal was based on the ausubelian approach, in addition to the historical and scientific content on electromagnetic interaction. These activities preceded each topic on electromagnetic interaction presented by the teacher. After reading each text, debates were held to socialize the interpretation of the contents of the articles, and then, the students voluntarily produced reading reports. At the end of the process, a test was applied, whose questions contemplated the conceptual aspects taught by the teacher and the student's impression of the integration of historical activities into the content of the course. In addition, six interviews were conducted with the volunteer students who completed the course. We highlight that, during the conduction of the study, the foundations of Fleck's epistemology were used to elucidate the process of construction of the concept of electromagnetic interaction and to analyze the academic conceptions of scientific production. In the data analysis, we were based on the principles of the Constructivist Grounded Theory, which provided methodological support to constitute six categories, which were analyzed in the light of our theoretical frameworks. The results of this study indicate that the History of Physics can be integrated into the teaching process in the function of advanced organizers, as foreseen in the TAS, and that the Constructivist Fundamental Theory made it possible to elaborate a grounded theory, starting from the students' learning, from the perspective of the SAT, and from the scientific conception, based on Fleck's epistemology. We conclude our research by reiterating the potential of integrating the History of Physics, not only in the construction of the specific concept in a discipline, such as Physics III, but also in expanding understanding about the construction of scientific thought. | en |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | |
dc.identifier.citation | GONZALES, Eliéverson Guerchi. Integração entre a epistemologia de Ludwik Fleck, história do eletromagnetismo e teoria da aprendizagem significativa na disciplina de Física III, sob a análise da teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz. Orientador: João José Caluzi. 2024. 293 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/312452 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso restrito | pt |
dc.subject | História da Física | pt |
dc.subject | Organizadores Avançados | pt |
dc.subject | Traduções Comentadas | pt |
dc.subject | Ensino de Física | pt |
dc.subject | History of Physics | en |
dc.subject | Subsumer | en |
dc.subject | Annotated translations | en |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.title | Integração entre a epistemologia de Ludwik Fleck, história do eletromagnetismo e teoria da aprendizagem significativa na disciplina de Física III, sob a análise da teoria fundamentada construtivista de Kathy Charmaz | pt |
dc.title.alternative | Integración entre la epistemología de Ludwik Fleck, la historia del electromagnetismo y la teoría del aprendizaje significativo en la asignatura de Física III, bajo el análisis de la teoría fundamentada constructivista de Kathy Charmaz. | es |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
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unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | 24 meses após a data da defesa | pt |
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unesp.graduateProgram | Educação para a Ciência - FC | pt |
unesp.knowledgeArea | Ensino de ciências e matemática | pt |
unesp.researchArea | Filosofia, História e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências | pt |
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