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Publicação:
O passado presente na educação musical brasileira: uma análise do golpe

dc.contributor.advisorCamargo, Marilena Aparecida Jorge Guedes de [UNESP]
dc.contributor.authorPaes, Francisco Guedes
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-27T19:41:02Z
dc.date.available2018-03-27T19:41:02Z
dc.date.issued2018-02-01
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo discutir a educação musical no Brasil a partir da análise dos documentos do Sumário do Comunismo Internacional, produzidos durante o regime militar brasileiro, a fim de revisar o impacto do percurso histórico-político da educação musical no Brasil a partir da década de 1960 e suas consequências para a educação musical. Por meio da análise, é possível levantar um panorama mais aprofundado sobre as condições em que se deram as perseguições, bem como as condições do ensino musical, da música erudita e das políticas que intervinham diretamente nessa área da educação. Em 1971, o ensino de música sofreu um golpe muito forte quando foi deixado de lado na educação formal, ou seja, quando saiu do currículo escolar. Mas as condições que levaram a essa precarização do ensino de artes não foram repentinas, esse blecaute de aproximadamente 30 anos apenas volta a ver a luz das políticas públicas com a LDB 9394 de 1996. Com a reestruturação da comissão da verdade no Brasil, se inicia um novo percurso de pesquisa, no qual os próprios órgãos de justiça do país garantem o acesso a novos documentos, possibilitando o aprofundamento da pesquisa deste gênero, que passa a ter um aspecto muito importante como ponto de abertura para novas discussões acerca da história da educação musical dentro do regime militar brasileiro.pt
dc.description.abstractThis work aims to discuss the need to better understand the image of the musician, music and music educator from the analysis of the documents of the Summary of International Communism, produced during the Brazilian military regime, in order to review the impact of the historical-political music education in Brazil from the 1960s, and its consequences to musical education. Through the analysis it is possible to get a more detailed picture of the conditions under which the persecutions took place, as well as the conditions of music education, classical music and policies that intervened directly in this genre of education. In 1971 the teaching of music takes a very strong blow when it is put aside in formal education, but the conditions that led to this precariousness of the teaching of arts did not arise overnight, this blackout of about 30 years just to see again the light of the public policies with the LDB of 1996. With the restructuring of the truth commission in Brazil, a new research course begins where the country's own judicial organs guarantee the access to new documents, enabling the deepening of the research of this genre, which has a very important aspect as an opening point for new discussions about the history of musical education within the Brazilian military regime.en
dc.identifier.aleph000898956
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153252
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectEducador musicalpt
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectSubversãopt
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectMusical educatoren
dc.subjectMusicen
dc.subjectSubversionen
dc.titleO passado presente na educação musical brasileira: uma análise do golpept
dc.title.alternativeThe past present in the brazilian musical education: an analysis of the golpeen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaLinguagem - Experiência - Memória - Formaçãopt

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