Logotipo do repositório
 

Publicação:
A serigrafia enquanto manifestação artística e pedagógica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Tamai, Sidney

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Artes Visuais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A serigrafia, também conhecida como silkscreen, é uma técnica de impressão que se destacou no Brasil pela sua versatilidade na estampagem de diversos artigos. Apesar disso, sua utilização muitas vezes é limitada a um contexto comercial, obscurecendo suas vastas possibilidades artísticas. Este trabalho visa explorar as possibilidades e influências da serigrafia como ferramenta artística e pedagógica, destacando suas características e métodos dentro e fora do ambiente laboral comum. O objetivo principal é valorizar sua versatilidade e potencialidades, considerando sua importância tanto como prática artística quanto como recurso pedagógico. A metodologia adotada será principalmente bibliográfica, envolvendo a revisão de literatura especializada em serigrafia, arte-educação e manifestações artísticas contemporâneas. Serão consultados livros, artigos acadêmicos, dissertações e teses que abordem o tema, além de materiais audiovisuais e fontes online confiáveis. A análise crítica e a síntese das informações serão fundamentais para a construção de argumentos sólidos e embasados. O estudo da serigrafia como manifestação artística e pedagógica revela sua relevância tanto no contexto histórico e cultural quanto no educacional. A técnica possui múltiplas aplicações e potenciais transdisciplinares que podem enriquecer o ambiente educacional, promovendo experiências de aprendizagem mais significativas e estimulantes. No entanto, sua abordagem pedagógica ainda é limitada em muitos ambientes, resultando em perda de oportunidades criativas e críticas para os estudantes. A serigrafia, enquanto manifestação artística e pedagógica, oferece uma rica fonte de exploração e aprendizagem. Ao ser melhor integrada no contexto educacional, pode proporcionar experiências enriquecedoras para os alunos, estimulando o desenvolvimento criativo, crítico e transdisciplinar. Portanto, sua valorização e utilização efetiva são essenciais para promover uma educação mais inclusiva e contextualizada, que reconheça a importância da arte como uma forma de expressão e conhecimento.

Resumo (espanhol)

La serigrafía, también conocida como silkscreen, es una técnica de impresión que se ha hecho un nombre en Brasil por su versatilidad para estampar diversos objetos. A pesar de ello, su uso se limita a menudo a un contexto comercial, oscureciendo sus vastas posibilidades artísticas. Este trabajo pretende explorar las posibilidades e influencias de la serigrafía como herramienta artística y pedagógica, destacando sus características y métodos tanto dentro como fuera del entorno ordinario de trabajo. El objetivo principal es valorizar su versatilidad y potencial, considerando su importancia como práctica artística y como recurso pedagógico. La metodología adoptada será principalmente bibliográfica, implicando una revisión de la literatura especializada en serigrafía, educación artística y manifestaciones artísticas contemporáneas. Se consultarán libros, artículos académicos, tesinas y tesis sobre el tema, así como materiales audiovisuales y fuentes online fiables. El análisis crítico y la síntesis de la información serán fundamentales para la construcción de argumentos sólidos y fundamentados. El estudio de la serigrafía como manifestación artística y pedagógica revela su relevancia tanto en el contexto histórico y cultural como en el educativo. La técnica tiene múltiples aplicaciones y un potencial transdisciplinar que puede enriquecer el entorno educativo, promoviendo experiencias de aprendizaje más significativas y estimulantes. Sin embargo, su enfoque pedagógico sigue siendo limitado en muchos entornos, lo que se traduce en una pérdida de oportunidades creativas y críticas para los estudiantes. La serigrafía, como manifestación artística y pedagógica, ofrece una rica fuente de exploración y aprendizaje. Cuando se integra mejor en el contexto educativo, puede proporcionar experiencias enriquecedoras para los estudiantes, estimulando el desarrollo creativo, crítico y transdisciplinar. Por lo tanto, su apreciación y uso efectivo son esenciales para promover una educación más inclusiva y contextualizada que reconozca la importancia del arte como forma de expresión y conocimiento.

Resumo (inglês)

Screen printing, also known as silkscreen, is a printing technique that has made a name for itself in Brazil due to its versatility in stamping various items. Despite this, its use is often limited to a commercial context, obscuring its vast artistic possibilities. This work aims to explore the possibilities and influences of screen printing as an artistic and pedagogical tool, highlighting its characteristics and methods both inside and outside the ordinary working environment. The main objective is to value its versatility and potential, considering its importance both as an artistic practice and as a pedagogical resource. The methodology adopted will be mainly bibliographical, involving a review of specialized literature on screen printing, art education and contemporary artistic manifestations. Books, academic articles, dissertations and theses on the subject will be consulted, as well as audiovisual materials and reliable online sources. The critical analysis and synthesis of information will be fundamental to the construction of solid and well-founded arguments. The study of serigraphy as an artistic and pedagogical manifestation reveals its relevance both in the historical and cultural context and in the educational one. The technique has multiple applications and transdisciplinary potential that can enrich the educational environment, promoting more meaningful and stimulating learning experiences. However, its pedagogical approach is still limited in many environments, resulting in a loss of creative and critical opportunities for students. Screen printing, as an artistic and pedagogical manifestation, offers a rich source of exploration and learning. When better integrated into the educational context, it can provide enriching experiences for students, stimulating creative, critical and transdisciplinary development. Therefore, its appreciation and effective use are essential to promote a more inclusive and contextualized education that recognizes the importance of art as a form of expression and knowledge.

Descrição

Palavras-chave

Arte, Serigrafia, Pedagogia libertária, Arte urbana, Transdisciplinaridade, Pedagogía libertaria, Transdisciplinariedad

Idioma

Português

Como citar

FERREIRA, Alan Roberto. A serigrafia enquanto manifestação artística e pedagógica. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (unesp), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação