Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel do recreador de acampamentos como educador

dc.contributor.advisorSchwartz, Gisele Maria [UNESP]
dc.contributor.advisorSantiago, Danilo Roberto Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorPalhares, Marcelo Fadori Soares [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:26:25Z
dc.date.available2015-03-23T15:26:25Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractAs atividades de recreação e lazer podem apresentar um alto teor educativo, sendo coadjuvantes importantes no processo educacional, entretanto, torna-se necessária a atuação de um profissional competente, o qual possa estar consciente de suas funções e ações, inclusive, quando lida em ambiente não-formal de educação, como é o caso dos acampamentos, vivenciados nos momentos destinados ao lazer. Este estudo de natureza qualitativa teve por objetivo investigar, na visão dos próprios profissionais da recreação atuantes em acampamentos educacionais, como eles percebem seu papel como educador e como contribuem na formação sociocultural dos acampantes. O trabalho desenvolveuse em duas etapas, a primeira com uma revisão de literatura acerca do tema e a segunda com uma pesquisa exploratória, utilizando-se como instrumento um questionário contendo perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta por 27 participantes, de ambos os sexos, com idade média de 22 anos e 6 meses, de diferentes níveis socioeconômicos e com envolvimento na atividade há mais de um ano. Os dados coletados foram analisados descritivamente, utilizando-se a técnica de Análise de Conteúdo e indicam que todos os sujeitos do estudo, acreditam contribuir efetivamente para mudanças positivas de conduta dos acampantes e em sua formação sociocultural. Esses profissionais são, portanto, conscientes de sua função educativa, entretanto, apontaram a necessidade de se envolverem com este propósito, buscando as melhores estratégias para o fim educacional, sem perder as peculiaridades do ambiente lúdico. A partir disto, conclui-se que experiências significativas no âmbito do lazer, como as dos acampamentos educacionais, são capazes de contribuir em aspectos educacionais e socioculturais, por meio da atuação de um recreador competentept
dc.format.extent81 f.
dc.identifier.aleph000692855
dc.identifier.citationPALHARES, Marcelo Fadori Soares. O papel do recreador de acampamentos como educador. 2011. 81 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
dc.identifier.filepalhares_mfs_tcc_rcla.pdf
dc.identifier.lattes9893065420927189
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/120394
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectRecreaçãopt
dc.subjectAcampamentospt
dc.subjectLazer e educaçãopt
dc.subjectEducação não-formalpt
dc.subjectRecreationen
dc.subjectCampsen
dc.subjectNon-formal educationen
dc.titleO papel do recreador de acampamentos como educadorpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9893065420927189
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
palhares_mfs_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
896.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format