Publicação: A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Osti, Andreia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica e tem como referencial teórico pesquisas fundamentadas na área da psicomotricidade. O objetivo geral fundamenta-se em apresentar e discorrer sobre a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança, principalmente relacionado ao processo de alfabetização, ressaltando o corpo como grande instrumento no processo de aprendizagem. Os principais itens da psicomotricidade que devem ser desenvolvidos na criança a fim de auxiliar no processo de aprendizagem geral e na alfabetização são: a coordenação motora fina, a lateralidade, o esquema corporal, a noção espacial e temporal e a coordenação ocular manual. Todos esses aspectos serão apresentados e discutidos ao longo do trabalho. Quando trabalhamos com o corpo passamos a ampliar as possibilidades de ação da criança no mundo em que se vive e no processo de alfabetização. O desenvolvimento psicomotor contribui para a aprendizagem da escrita e da leitura, mostrando que trabalhar a motricidade da criança é essencial na sua aprendizagem e alfabetização, visando assim à construção e formação global do ser humano
Descrição
Palavras-chave
Psicomotricidade, Alfabetização, Postura humana, Capacidade motora, Movement, Psychology of
Idioma
Português
Como citar
VENTURA, Mariana Bizarro. A importância da psicomotricidade no processo de alfabetização. 2016. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.