Publicação: Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Nascimento, José Leonardo do 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil.
Resumo (inglês)
This research aims to study the pioneering cinematography of Humberto Mauro, who emerges on the national scene with his works, demonstrating resourcefulness and authenticity in the predilection for Brazilian themes. Initially, commanding one of the most important regional cinematographic cycles in the country, Cataguases, he signs five films: “Valadião, o Cratera”; "In the Spring of Life"; "Lost Treasure"; “Brasa Dormida” and “Sangue Mineiro”. Soon after, the Rio cycle begins, with numerous productions, among them the ones analyzed here, “Lips without Beijo” and “Ganga Bruta” and, finally, we continue with the study of the last feature film produced by Humberto Mauro on his return home, in Volta Grande - Minas Gerais: the “Canto de Uma Saudade”. With great skills, Mauro adds in his practice new techniques, refinement in language and skillful shooting strategies that improve each day in the construction of a contemporary aesthetic of the seventh art expressed in its uniqueness and drawing the portrait of cinema in Brazil.
Descrição
Palavras-chave
Artes, Experiência estética, Cinema, Movimento Modernista, Arts, Aesthetic experience, Movie theater, Modernist movement, Cinema brasileiro, Diretores e produtores de cinema, Cinema - Estética, Modernismo (Estética), Mauro, Humberto, 1897-1983
Idioma
Português