Logotipo do repositório
 

Publicação:
Humberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudade

dc.contributor.advisorNascimento, José Leonardo do [UNESP]
dc.contributor.authorKadayan, Fabia Giordano Guilherme [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-12-02T20:31:56Z
dc.date.available2020-12-02T20:31:56Z
dc.date.issued2020-09-28
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objeto o estudo do pioneirismo cinematográfico de Humberto Mauro, que desponta no cenário nacional com suas obras, demostrando desenvoltura e autenticidade na predileção por temas brasileiros. Inicialmente, comandando um dos mais importantes ciclos regionais cinematográficos do país, o de Cataguases, assina cinco filmes: “Valadião, o Cratera”; “Na Primavera da Vida”; “Thesouro Perdido”; “Brasa Dormida” e “Sangue Mineiro”. Logo após, inicia o ciclo carioca, com inúmeras produções, entre elas, as aqui analisadas, “Lábios sem Beijo” e “Ganga Bruta” e, por fim, seguimos com o estudo do último longa metragem produzido por Humberto Mauro no retorno para casa, em Volta Grande - Minas Gerais: o “Canto de Uma Saudade”. Com grandes habilidades, Mauro vai agregando em sua prática novas técnicas, requinte na linguagem e habilidosas estratégias de filmagem que se aprimoram a cada dia na construção de uma estética contemporânea da sétima arte expressada na sua singularidade e desenhando o retrato do cinema no Brasil.pt
dc.description.abstractThis research aims to study the pioneering cinematography of Humberto Mauro, who emerges on the national scene with his works, demonstrating resourcefulness and authenticity in the predilection for Brazilian themes. Initially, commanding one of the most important regional cinematographic cycles in the country, Cataguases, he signs five films: “Valadião, o Cratera”; "In the Spring of Life"; "Lost Treasure"; “Brasa Dormida” and “Sangue Mineiro”. Soon after, the Rio cycle begins, with numerous productions, among them the ones analyzed here, “Lips without Beijo” and “Ganga Bruta” and, finally, we continue with the study of the last feature film produced by Humberto Mauro on his return home, in Volta Grande - Minas Gerais: the “Canto de Uma Saudade”. With great skills, Mauro adds in his practice new techniques, refinement in language and skillful shooting strategies that improve each day in the construction of a contemporary aesthetic of the seventh art expressed in its uniqueness and drawing the portrait of cinema in Brazil.en
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/194477
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectArtespt
dc.subjectExperiência estéticapt
dc.subjectCinemapt
dc.subjectMovimento Modernistapt
dc.subjectArtsen
dc.subjectAesthetic experienceen
dc.subjectMovie theateren
dc.subjectModernist movementen
dc.subjectCinema brasileiropt
dc.subjectDiretores e produtores de cinemapt
dc.subjectCinema - Estéticapt
dc.subjectModernismo (Estética)pt
dc.subjectMauro, Humberto, 1897-1983pt
dc.titleHumberto Mauro, o mestre do cinema brasileiro: Lábios sem beijo, Ganga bruta e Canto de uma saudadept
dc.title.alternativeHumberto Mauro, the master of Brazilian cinema: Lips without kiss, Ganga bruta and Canto de uma saudadeen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes visuaispt
unesp.researchAreaAbordagens teóricas, histórias e culturais da artept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
kadayan_fgg_me_ia.pdf
Tamanho:
9.64 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: