Publicação: O projeto de um lar das artes em Bauru (SP): Centro de Arte Contemporânea Eny Cezarino
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Data
2023-12-15
Autores
Orientador
Oliveira, Alexandre Suárez de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FAAC - Arquitetura e Urbanismo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A democratização da cultura é um propósito fundamental para o progresso social e cognitivo dos indivíduos, considerando que na atual sociedade capitalista a cultura e a informação são valores privilegiados que poucos podem ter acesso. Para que isso ocorra, é necessário que existam instrumentos e espaços acessíveis ao público, que possibilitem o acesso à arte e à cultura em geral, como os museus e centros artísticos-culturais. No contexto da contemporaneidade, estes vêm se tornando espaços polivalentes que dialogam com o público em diferentes escalas, garantindo uma função política, social, comunicativa e preservacionista. As obras de arte expressam memórias do espaço e tempo das peças, podendo ou não dialogar com o espaço que a mantém. Os “lares” de artes contemporâneas estão em constante evolução e têm se destacado por novos espaços complexos de programação, com salas adaptáveis a qualquer exibição e grande impacto monumental urbano, que vêm trazendo cada vez mais voz aos pequenos artistas. Sendo assim, trava-se uma questão importante sobre a arquitetura desses novos espaços: até que ponto o centro artístico deve ser uma obra de arte em si ou apenas um lar para elas? A arquitetura desses espaços pode colaborar para atender às exigências de um programa contemporâneo, que garanta a expressão da arte e o diálogo entre esta e questões sócio-político-culturais, gerando pertencimento aos seus usuários e integrando seu interior com a paisagem urbana. Assim, neste presente trabalho torna-se essencial desenvolver um projeto acadêmico de um ambiente inovador e interativo com espaços para a criação, exposição e experimentação das artes contemporâneas e suas inovações tecnológicas. A utilização das técnicas de arquitetura dialógica e arquitetura efêmera em conjunto permitirá a criação de um ambiente que fuja da linguagem plástica dos padrões capitalistas atuais, mas que ao mesmo tempo seja único, acessível e adaptável aos diferentes tipos de eventos e exposições artísticas, proporcionando ao público uma experiência imersiva.
Resumo (inglês)
The democratization of culture is a fundamental purpose for the social and cognitive progress of individuals, considering that in today's capitalist society, culture and information are privileged values that few can access. In order for this to happen, there need to be accessible instruments and spaces that enable the public's access to art and culture in general, such as museums and art-cultural centers. In the contemporary context, these spaces have become versatile, engaging with the public on various levels, serving political, social, communicative, and preservative functions. Artworks express memories of the space and time they embody, whether or not they engage with the space that houses them. Contemporary art "homes" are constantly evolving and have stood out for their new complex programming spaces, featuring adaptable rooms for any exhibition and making a significant urban monumental impact, increasingly giving voice to emerging artists. Hence, an important question arises regarding the architecture of these new spaces: to what extent should the art center be an artwork itself or merely a home for them? The architecture of these spaces can contribute to meeting the demands of a contemporary program that ensures the expression of art and fosters dialogue between it and socio-political-cultural issues, creating a sense of belonging among users and integrating their interior with the urban landscape. Therefore, in this present work, it is essential to develop an academic project for an innovative and interactive environment with spaces for the creation, exhibition, and experimentation of contemporary arts and their technological innovations. The use of dialogic architecture and ephemeral architecture techniques together allow the creation of an environment that breaks away from the plastic language of current capitalist standards while remaining unique, accessible, and adaptable to different types of artistic events and exhibitions, providing the public with an immersive experience.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
MORAIS, Anna Giulia Voltolini e. O projeto de um lar das artes em Bauru (SP): Centro de Arte Contemporânea Eny Cezarino. 2023. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2023.