Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uso pedagógico do espaço escolar nos anos iniciais do ensino fundamental: uma revisão da literatura acadêmico-educacional brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Sarti, Flávia Medeiros

Coorientador

Pinto, Mirella Ribeiro

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente estudo discute aspectos relativos à cultura material da escola e à influência do espaço escolar na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Busca-se compreender a relevância da relação que a cultura material da escola estabelece com o processo de ensino-aprendizagem. O espaço escolar e sua organização são fundamentais para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, não sendo possível sua negligência ou neutralidade, pois este pode agregar possibilidades ou limites significativos. Trata-se de uma investigação qualitativa baseada na revisão da literatura acadêmica brasileira. Os resultados sugerem que, apesar do crescente interesse pela cultura material da escola, a maioria dos artigos que abordam a influência da organização na aprendizagem se concentra na educação infantil. Além disso, a pesquisa permite compreender como o espaço influencia a aprendizagem e como concepções que utilizam o espaço com intencionalidade produzem melhores resultados para os alunos.

Resumo (inglês)

The present study discusses aspects related to the material culture of the school and the influence of the school space on the learning of students in the early years of Elementary Education. It seeks to understand the relevance of the relationship that the material culture of the school establishes with the teaching-learning process. The school space and its organization are fundamental for the development of pedagogical practices, and it is not possible to neglect or remain neutral about it, as it can add significant possibilities or limits. This is a qualitative investigation based on a review of Brazilian academic literature. The results suggest that, despite the growing interest in the material culture of the school, most articles addressing the influence of organization on learning focus on early childhood education. Furthermore, the research allows us to understand how space influences learning and how conceptions that use space intentionally produce better results for students.

Descrição

Palavras-chave

Arquitetura escolar, Aprendizagem, Cultura material da escola, Ensino fundamental, Espaço escolar, School architecture, Learning, Material culture of school, Elementary education, School environment

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação