Logotipo do repositório
 

Publicação:
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Rodrigues, Eli Vagner Francisco

Coorientador

Pós-graduação

Docência para a Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Os alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados. Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras.

Resumo (inglês)

The 6th grade students, who are entering the Final Years of Elementary School, often find difficulties to participate in an investigative dialogue ethically in the school environment. This happens due to the lack of strategies that meet the aspirations of students and can be applied from the beginning of the schooling process. This research aimed to verify how dialogue and philosophical investigation, proposed by Matthew Lipman, are articulated in the classroom. This research is qualitative and participant, because it is characterized by the involvement and identification of the researcher with the investigated subjects. The participants of the research were the students and teachers of the 6th year of Elementary School, being 22 students of the 6th "A" and 20 students of the 6th year "B" of a school of the municipal public school of a city in the state of Maranhão. Data collection took place through Focus Group, with students and teachers, through questions about dialogue and philosophical investigation, factors that interfere in the dialogic investigative process in a rational way and in the ethical positioning of children in front of the diversity that surrounds them. In this sense, an educational product was developed an interactive digital novel about ethics and dialogue in social networks, entitled "BYA: a dialogue with digital natives", composed of four chapters containing texts, images, audios and animated videos. The product is also accompanied by an application guide, also digital, to guide teachers. The results of the focus groups demonstrate that students are dissatisfied with the way teaching practice and classroom interactions take place

Descrição

Palavras-chave

Diálogo, Investigação filosófica, Crianças

Idioma

Português

Como citar

Lima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação