Publicação: Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Rodrigues, Eli Vagner Francisco 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para a Educação Básica - FC 33004056091P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental,
frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo
de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias
que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde
o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o
diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de
ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é
de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados.
Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino
Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da
rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta
de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de
questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que
interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no
posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido
desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre
a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos
digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos
animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também
digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram
que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as
interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado
Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica
da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação
Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi
defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca
novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras.
Resumo (inglês)
The 6th grade students, who are entering the Final Years of Elementary School,
often find difficulties to participate in an investigative dialogue ethically in the school
environment. This happens due to the lack of strategies that meet the aspirations of
students and can be applied from the beginning of the schooling process. This
research aimed to verify how dialogue and philosophical investigation, proposed by
Matthew Lipman, are articulated in the classroom. This research is qualitative and
participant, because it is characterized by the involvement and identification of the
researcher with the investigated subjects. The participants of the research were the
students and teachers of the 6th year of Elementary School, being 22 students of the
6th "A" and 20 students of the 6th year "B" of a school of the municipal public school
of a city in the state of Maranhão. Data collection took place through Focus Group,
with students and teachers, through questions about dialogue and philosophical
investigation, factors that interfere in the dialogic investigative process in a rational
way and in the ethical positioning of children in front of the diversity that surrounds
them. In this sense, an educational product was developed an interactive digital
novel about ethics and dialogue in social networks, entitled "BYA: a dialogue with
digital natives", composed of four chapters containing texts, images, audios and
animated videos. The product is also accompanied by an application guide, also
digital, to guide teachers. The results of the focus groups demonstrate that students
are dissatisfied with the way teaching practice and classroom interactions take place
Descrição
Palavras-chave
Diálogo, Investigação filosófica, Crianças
Idioma
Português
Como citar
Lima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023