Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise de vídeos do YouTube como ferramenta para o ensino de esportes de rede

dc.contributor.advisorImpolcetto, Fernanda Moreto [UNESP]
dc.contributor.authorSouza, Maria Beatriz Carneiro de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-05-09T12:41:22Z
dc.date.available2022-05-09T12:41:22Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA Educação Física Escolar foi influenciada por várias concepções até chegar ao que se conhece hoje. Uma dessas concepções é o chamado modelo esportivista, o qual possui como foco de ensino a técnica, ou fundamentos dos esportes, sendo considerado uma abordagem tradicional. E a outra é a Pedagogia do Esporte, dando outra ênfase para o ensino dos esportes, focando na dimensão tática. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento nacional para a educação mais precisamente a área da educação física, que define o ensino dos esportes pela lógica interna da modalidade, visando trabalhar justamente o entendimento dos mesmos. Esse trabalho abordará os esportes de rede, que compreendem modalidades conhecidas como o voleibol, tênis, tênis de mesa, badminton, entre outras. Observa-se a existência de uma lacuna entre o documento e a atuação do professor. A falta de conhecimento do mesmo sobre esses assuntos e a falta de políticas públicas que visam oferecer ao professor uma formação continuada dificultam o processo de mudança de ensino e, devido a isso, uma alternativa para solucionar a problemática seria a busca por fontes de consulta para auxiliar no planejamento de aulas visando atingir os objetivos propostos pelo documento. Assim, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), pode vir a ser uma maneira de facilitar esse processo. A partir da problemática apresentada define-se o objetivo de analisar e elaborar propostas de atividades a partir de alguns vídeos selecionados sobre o ensino dos esportes de rede disponibilizados na internet, mais precisamente na plataforma YouTube. A metodologia, de natureza qualitativa descritiva, foi dividida em duas partes sendo a primeira fazer um levantamento e análise de vídeos referentes aos últimos anos (2010-2018); e a segunda, classificar os vídeos de acordo com o esporte e as abordagens de ensino, depois elaborar propostas de atividades em formato de um plano de aula. O resultado obtido foi um total de 42 vídeos que foram analisados e classificados de acordo com o seu conteúdo em abordagem tradicional e nova abordagem pedagógica, para que depois pudessem ser feitas sugestões de atividades dentro de cada uma das modalidades escolhidas para este trabalho. Ao final, foi possível identificar que a plataforma YouTube pode vir a ser uma ótima opção de ferramenta pedagógica a ponto de auxiliar o professor em seus planejamentos inovando em suas aulas, para que assim possam romper com os paradigmas do ensino tradicional.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/234615
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectTICpt
dc.subjectEsporte de redept
dc.subjectEducação física escolarpt
dc.subjectYouTubept
dc.titleAnálise de vídeos do YouTube como ferramenta para o ensino de esportes de redept
dc.title.alternativeAnalysis of YouTube videos as a tool for teaching network sportsen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateEducação Física - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_mbc_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.5 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
souza_mbc_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
301.88 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: