Publicação: "Até Que Cheguei eu/e me instalei com minha montanha-russa.”: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra
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Data
Autores
Orientador
Pinheiro, Marcos Sorrilha 

Coorientador
Pós-graduação
História - FCHS 33004072013P0
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho busca compreender o desenvolvimento da antipoesia na obra do poeta chileno Nicanor Parra. Apoiados na história intelectual e pautados no desdobramento da obra literária do autor, primeiramente procuramos entender a definição antipoética como uma proposição performática da forma de escrever poemas e, a partir daí, observar a dimensão de seus usos. Como fonte de história a antipoesia aparece como uma possibilidade auxiliar de compreender este subcontinente, inspirada pelo papel que o artista tem neste local e o poeta, especificamente, no Chile, país detentor de dois prêmios Nobel de literatura, referenciado por sua poesia. Mais do que isso, o desenvolvimento dos antipoemas de Nicanor Parra se deslocam para além da leitura da história propriamente dita, mirando, muitas vezes, para as possibilidades de sua escrita, entre as descrições e redescrições. Quanto mais nos empenhamos em focar nesse desenvolvimento abrimos a percepção de que há um papel crítico na forma antipoética, que supera essa historicidade e perpassa uma própria leitura de modernidade, por isso o foco do trabalho se estende na observação histórica, no sentido de compreensão do tempo de uma modernidade que é tipicamente latino-americana. A partir dai, buscando entender o caminho da antipoesia parreana, percebemos que essa especificidade da modernidade deste subcontinente supera alguns valores intrínsecos à leitura de modernidade europeia, por isso sublinhamos a nossa hipótese de que a proposição antipoética de Nicanor Parra, sob a ferramenta irônica, destaca a multiplicidade de sentidos dessa típica modernidade.
Resumo (inglês)
This work seeks to understand the development of antipoetry in the work of the Chilean poet Nicanor Parra. Supported by intellectual history, based on the development of the author's literary work, we first seek to understand the antipoetic definition as a performative proposition of the way of writing poems and, from there, observe the dimension of its uses. As a source of history, antipoetry appears as an auxiliary possibility of understanding this subcontinent, inspired by the role that the artist has in this place, and the poet, specifically in Chile, holder of two Nobel Prizes for literature, referenced by his poetry. More than that, the development of Nicanor Parra's antipoems goes beyond the reading of history itself, often looking at the possibilities of its writing, between descriptions and redescriptions. The more we strive to focus on this development, we open the perception that there is a critical role in the antipoetic form, which overcomes this historicity and permeates its own reading of modernity, therefore, the focus of the work extends to historical observation, in the sense of understanding of time, of a modernity that is typically Latin American. From then on, seeking to understand the path of Parrean antipoetry, we realized that this specificity of the modernity of this subcontinent surpasses some values intrinsic to the reading of European modernity, which is why we underline our hypothesis that Nicanor Parra's antipoetic proposition, under the ironic tool, highlights the multiplicity of meanings of this typical modernity.
Resumo (espanhol)
Este trabajo busca comprender el desarrollo de la antipoesía en la obra del poeta chileno Nicanor Parra. Apoyados en la historia intelectual, a partir del desarrollo de la obra literaria del autor, buscamos primero comprender la definición antipoética como una proposición performativa de la manera de escribir poemas y, a partir de allí, observar la dimensión de sus usos. Como fuente de la historia, la antipoesía aparece como una posibilidad auxiliar para comprender este subcontinente, inspirada en el papel que tiene en este lugar el artista, y el poeta, específicamente en Chile, poseedor de dos premios Nobel de literatura, referenciado por su poesía. Más que eso, el desarrollo de los antipoemas de Nicanor Parra va más allá de la lectura de la historia misma, mirando muchas veces las posibilidades de su escritura, entre descripciones y redescripciones. Cuanto más nos esforzamos por centrarnos en este desarrollo, abrimos la percepción de que hay un papel crítico en la forma antipoética, que supera esta historicidad e impregna su propia lectura de la modernidad, por lo tanto, el enfoque del trabajo se extiende a la observación histórica. , en el sentido de comprensión del tiempo, de una modernidad típicamente latinoamericana. A partir de entonces, buscando comprender el camino de la antipoesía parreana, nos dimos cuenta de que esta especificidad de la modernidad de este subcontinente supera algunos valores intrínsecos a la lectura de la modernidad europea, por lo que subrayamos nuestra hipótesis de que la antipoesía de Nicanor Parra La propuesta, bajo la herramienta irónica, resalta la multiplicidad de significados de esta modernidad típica.
Descrição
Palavras-chave
Modernidade latino-americana, História intelectual, Modernidade, Poesia latino-americana, Antipoesia, Modernity, Latin American Modernity, Intellectual History, Latin American Poetry, Antipoetry, Modernidad, Modernidad latinoamericana
Idioma
Português
Como citar
Vaz Junior, Carlos M. P. Até que cheguei eu/E me intalei com minha montanha-russa: Modernidade latino-americana na obra de Nicanor Parra. Franca, 2023.