Logotipo do repositório
 

Publicação:
Do iê-iê-iê ao êê-boi: Sérgio Reis e a modernização da música sertaneja (1967-1982)

dc.contributor.advisorGarcia, Tania da Costa [UNESP]
dc.contributor.authorDias, Alessandro Henrique Cavichia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-20T17:09:28Z
dc.date.available2015-08-20T17:09:28Z
dc.date.issued2014-06-30
dc.description.abstractThis research analyzes the role of the interpreter in transforming country music into the hinterland, focusing on the artistic career of Sergio Reis, between the years 1967-1982, because when there is a retelling of the artistic work, the performer ends up inserting their garb to music that often ends up winning a different sense of what was created. Thus, examining this new guise created by his interpreter becomes of fundamental importance for the understanding of some aspects of the transformation of country music that usually act as a discourse of resistance to modernity. Thus, throughout this work, the analysis of the interpretations of musical works by Sergio Reis will be analyzed from the perspective of new representations of rural submitted by this country singer in their artistic performancesen
dc.description.abstractA presente pesquisa busca analisar o papel do intérprete na transformação da música caipira para a sertaneja, tendo como foco a trajetória artística de Sérgio Reis entre os anos de 1967 e 1982. Parte-se do pressuposto que quando existe uma releitura da obra artística, o intérprete acaba por inserir sua roupagem à música que, muitas vezes, termina por ganhar um sentido diverso do qual foi criado. Desta maneira, analisar esta nova roupagem, criada pelo intérprete, torna-se de fundamental importância para a compreensão de alguns aspectos inerentes à transformação que se opera nesse âmbito e que geralmente atuam como um discurso de resistência à modernidade. Assim, ao longo deste trabalho, as interpretações das obras musicais de Sérgio Reis serão analisadas sob a ótica das novas representações do rural apresentadas por este cantor sertanejo em suas performances artísticaspt
dc.format.extent164 f. : il., fotos., grafs.
dc.identifier.aleph000835494
dc.identifier.capes33004072013P0
dc.identifier.citationDIAS, Alessandro Henrique Cavichia. Do iê-iê-iê ao êê-boi: Sérgio Reis e a modernização da música sertaneja (1967-1982). 2014. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2014.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/16-07-2015/000835494.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/126311
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectHistóriapt
dc.subjectMúsica sertaneja - Históriapt
dc.subjectCantores popularespt
dc.subjectArte e históriapt
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt
dc.subjectPerformance (Arte)pt
dc.subjectMúsica brasileirapt
dc.subjectCultura popularpt
dc.subjectHistoryen
dc.titleDo iê-iê-iê ao êê-boi: Sérgio Reis e a modernização da música sertaneja (1967-1982)pt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.graduateProgramHistória - FCHSpt
unesp.knowledgeAreaHistória e culturapt
unesp.researchAreaHistória e cultura socialpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000835494.pdf
Tamanho:
2 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format