Publicação: Educação alimentar e nutricional no ensino médio: caracterização no Currículo Paulista e proposta didática
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Lopes Junior, Jair 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC 33004056079P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A alimentação vem se modificando gradativamente em função do contexto histórico
social ao qual está inserida. As escolhas alimentares geram impactos não apenas
na vida do indivíduo em termos de saúde, mas também em todo o ambiente que o
rodeia. Admitindo a elevada e ampliada relevância do tema alimentação,
objetivou-se analisar, o Currículo Paulista do Ensino Médio com foco na Grande
Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, componente de Biologia,
buscando identificar se, (1) há a presença da Educação Alimentar e Nutricional
(EAN)?; e (2) se as competências e habilidades, vinculadas ao tema, propostas pelo
currículo são suficientes para proporcionar aos egressos condições de atuarem em
sociedade, por meio de suas escolhas e ações no mundo. Assim, foi realizada, por
meio da análise documental, a caracterização do tema EAN junto a análise das
competências e habilidades vinculadas ao mesmo, o que conduziu para uma
elaboração de proposta didática tendo como modelo a sequência didática de
Motokane (2015), como possível encaminhamento para a situação analisada.
Constatou-se que, no documento curricular, a EAN foi apresentada como Tema
Contemporâneo Transversal (TCT), sendo de livre escolha da escola e do professor
seu ensino. Essa liberdade de escolha tem como possível consequência a completa
ausência do tema devido a dois pontos principais: (a) nítidas lacunas formativas
acrescidas da falta de material de apoio teórico; e (b) a falta de material didático
pedagógico que auxilie no trabalho do professor. Fundamentada em tais
constatações, o estudo expõe uma proposta pedagógica de organização do tema
em três nichos que, por sua vez, orientou a elaboração de uma sequência didática,
sustentando convergências com diretrizes de organização da atual política pública
estadual para a Educação no Ensino Médio no Estado de São Paulo.
Resumo (inglês)
Nutrition has been gradually changing in accordance with the historical and social context in which it is inserted. Food choices have impacts not only on the individual's health, but also on the entire environment around them. Recognizing the high and expanded relevance of the theme of nutrition, the objective is to analyze the Curriculum of High School Education in São Paulo with a focus on the Great Area of Natural Sciences and Technologies, the component of Biology, seeking to identify if (1) there is the presence of Food and Nutritional Education (FNE); and (2) if the competencies and skills, linked to the theme, proposed by the curriculum are sufficient to provide graduates with the conditions to act in society, through their choices and actions in the world. Thus, through document analysis, the characterization of the FNE theme was carried out together with the analysis of the competencies and skills linked to the same, which led to the elaboration of a didactic proposal, having as a model the didactic sequence of Motokane, as a possible outcome for the analyzed situation. It was noted that, in the curricular document, the
FNE was presented as a Transversal Contemporary Theme (TCT), being at the free choice of the school and the teacher whether to teach it or not. This freedom of choice has as a possible consequence the complete absence of the theme due to two main points: (a) clear gaps in formation, added to the lack of theoretical support material; and (b) the lack of didactic pedagogical material that can assist the teacher. Based on these findings, the study presents a pedagogical proposal for the organization of the theme in three niches that, in turn, guided the elaboration of a didactic sequence, supporting convergences with the organization guidelines of the current state public policy for Education in High School in the State of São Paulo.
Descrição
Palavras-chave
Competências e habilidades, Temas transversais, Práticas de ensino
Idioma
Português
Como citar
CARVALHO, B. J. Educação alimentar e nutricional no ensino médio: caracterização no Currículo Paulista e proposta didática. 80 p. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/251270. Acesso em: 26 de jan. 2024