Logotipo do repositório
 

Publicação:
Educação alimentar e nutricional no ensino médio: caracterização no Currículo Paulista e proposta didática

dc.contributor.advisorLopes Junior, Jair [UNESP]
dc.contributor.authorCarvalho, Bianca Julioli
dc.date.accessioned2023-11-08T18:17:44Z
dc.date.available2023-11-08T18:17:44Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.description.abstractA alimentação vem se modificando gradativamente em função do contexto histórico social ao qual está inserida. As escolhas alimentares geram impactos não apenas na vida do indivíduo em termos de saúde, mas também em todo o ambiente que o rodeia. Admitindo a elevada e ampliada relevância do tema alimentação, objetivou-se analisar, o Currículo Paulista do Ensino Médio com foco na Grande Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, componente de Biologia, buscando identificar se, (1) há a presença da Educação Alimentar e Nutricional (EAN)?; e (2) se as competências e habilidades, vinculadas ao tema, propostas pelo currículo são suficientes para proporcionar aos egressos condições de atuarem em sociedade, por meio de suas escolhas e ações no mundo. Assim, foi realizada, por meio da análise documental, a caracterização do tema EAN junto a análise das competências e habilidades vinculadas ao mesmo, o que conduziu para uma elaboração de proposta didática tendo como modelo a sequência didática de Motokane (2015), como possível encaminhamento para a situação analisada. Constatou-se que, no documento curricular, a EAN foi apresentada como Tema Contemporâneo Transversal (TCT), sendo de livre escolha da escola e do professor seu ensino. Essa liberdade de escolha tem como possível consequência a completa ausência do tema devido a dois pontos principais: (a) nítidas lacunas formativas acrescidas da falta de material de apoio teórico; e (b) a falta de material didático pedagógico que auxilie no trabalho do professor. Fundamentada em tais constatações, o estudo expõe uma proposta pedagógica de organização do tema em três nichos que, por sua vez, orientou a elaboração de uma sequência didática, sustentando convergências com diretrizes de organização da atual política pública estadual para a Educação no Ensino Médio no Estado de São Paulo.pt
dc.description.abstractNutrition has been gradually changing in accordance with the historical and social context in which it is inserted. Food choices have impacts not only on the individual's health, but also on the entire environment around them. Recognizing the high and expanded relevance of the theme of nutrition, the objective is to analyze the Curriculum of High School Education in São Paulo with a focus on the Great Area of Natural Sciences and Technologies, the component of Biology, seeking to identify if (1) there is the presence of Food and Nutritional Education (FNE); and (2) if the competencies and skills, linked to the theme, proposed by the curriculum are sufficient to provide graduates with the conditions to act in society, through their choices and actions in the world. Thus, through document analysis, the characterization of the FNE theme was carried out together with the analysis of the competencies and skills linked to the same, which led to the elaboration of a didactic proposal, having as a model the didactic sequence of Motokane, as a possible outcome for the analyzed situation. It was noted that, in the curricular document, the FNE was presented as a Transversal Contemporary Theme (TCT), being at the free choice of the school and the teacher whether to teach it or not. This freedom of choice has as a possible consequence the complete absence of the theme due to two main points: (a) clear gaps in formation, added to the lack of theoretical support material; and (b) the lack of didactic pedagogical material that can assist the teacher. Based on these findings, the study presents a pedagogical proposal for the organization of the theme in three niches that, in turn, guided the elaboration of a didactic sequence, supporting convergences with the organization guidelines of the current state public policy for Education in High School in the State of São Paulo. en
dc.identifier.citationCARVALHO, B. J. Educação alimentar e nutricional no ensino médio: caracterização no Currículo Paulista e proposta didática. 80 p. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/251270. Acesso em: 26 de jan. 2024
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251270
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCompetências e habilidadespt
dc.subjectTemas transversaispt
dc.subjectPráticas de ensinopt
dc.titleEducação alimentar e nutricional no ensino médio: caracterização no Currículo Paulista e proposta didática
dc.title.alternativeFood and Nutrition Education in high school: characterization in the Paulista Curriculum and didactic proposalen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FC 33004056079P0
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemática
unesp.researchAreaNão consta

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
carvalho_bj_me_bauru.pdf
Tamanho:
533.45 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.02 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: