Publicação: CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental
dc.contributor.author | Freitas, Maria Isabel Castreghini de [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ramos, Eugênio Maria de França [UNESP] | |
dc.contributor.author | Caluzi, João José [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:40Z | |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:40Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Introdução: Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental - CECEMCA é um projeto de formação continuada de professores e gestores de escolas públicas. O corpo de pesquisadores do Cecemca é composto por especialistas da Universidade Estadual Paulista – Campus de Rio Claro e Bauru, que atuam nas áreas de educação matemática, científica, ambiental e educação a distância e insere-se no contexto de implantação da “Rede Nacional de Formação Continuada de Professores” da Secretaria de Educação Básica do MEC, que teve início no ano de 2004. A referida Rede é formada por 20 centros e engloba universidades públicas e comunitárias de todo o país. A “Rede Nacional de Formação Continuada” tem como princípio formar colaboradores locais, que serão responsáveis pela formação de professores nas suas regiões de origem, atuando como multiplicadores dos conteúdos e dos materiais desenvolvidos nas aulas. Os conhecimentos disciplinares subsidiam a formação, o compromisso de desenvolver ações que beneficiem pessoas portadoras de necessidades especiais e diferentes minorias etnoculturais, como grupos indígenas. Objetivos: desenvolver a formação continuada de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental nas áreas de Educação Matemática, Científica e Ambiental, produzindo material didático para auxiliar o professor na qualificação dos conteúdos de ensino e favorecendo a aprendizagem dos alunos nesta área de conhecimento. Visa estabelecer parcerias, por meio de convênios e intercâmbios com instituições universitárias dentre outras visando expandir a melhoria da escola pública. Métodos: Para atingir esses objetivos, o Cecemca vem desenvolvendo os seguintes programas: Programa de Formação Continuada de Professores que permitirá o aprimoramento nos níveis presencial, semipresencial e à distância. Programa de Produção de Material Instrucional que produz material didático sendo estruturado em módulos: educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental. Programa de Formação de Tutores que forma tutores para ministrar os cursos, tendo a função também de avaliar o material e corrigir possíveis distorções e multiplicar o conhecimento para as comunidades locais. O CECEMCA – Núcleo Rio Claro e Bauru, apresentam aos professores em formação continuada módulos de cursos presenciais, semi-presenciais e à distância, acompanhados de todo o material didático necessário, voltados para o Ensino Fundamental (1ª a 8ª series). Resultados: O primeiro ano do projeto apresentou como resultado o material didático acima citado bem como a aplicação de pilotos e um curso de tutores nas regiões de Rio Claro e Bauru. Atualmente vem sendo encaminhadas as primeiras tratativas para convênios e parcerias com redes públicas de ensino. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de Bauru | |
dc.format.extent | 065 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 065 | |
dc.identifier.file | 2005-065-freitas.pdf | |
dc.identifier.lattes | 8745379102017462 | |
dc.identifier.lattes | 5492249984767659 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-9787-0795 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143748 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | CECEMCA: centro de educação continuada em educação matemática, científica e ambiental | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 8745379102017462 | |
unesp.author.lattes | 5492249984767659(2) | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-9787-0795(2) | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro | pt |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Planejamento Territorial e Geoprocessamento - IGCE | pt |
unesp.department | Educação - IB | pt |
unesp.department | Física - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1