Publicação: A problematização na Atenção Primária à Saúde: percepções dos estudantes de graduação em medicina durante a pandemia covid-19
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Data
Autores
Orientador
Cyrino, Eliana Goldfarb 

Nunes, Lélia Cápua
Coorientador
Pós-graduação
Saúde da Família - PROFSAUDE – FMB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo do estudo foi apreender a percepção dos estudantes do Curso de Medicina de uma universidade privada do interior de São Paulo em relação à Problematização no seu processo de ensino-aprendizagem na Atenção Primária à Saúde (APS) durante a Pandemia de COVID-19. A pesquisa se realizou como um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada em fevereiro de 2022, por meio de entrevista aos alunos segundo um roteiro semi-estruturado. As perguntas versaram sobre a vivência do método de Problematização na APS, antes e durante a Pandemia Covid-19 com foco no processo de ensino-aprendizagem e atuação no SUS. Foram entrevistados 10 estudantes do quinto termo sendo 60% do sexo feminino e 60% com idade abaixo de 29 anos. A partir da análise das entrevistas emergiram três categorias temáticas: O método da Problematização como processo de ensino; A vivência das potencialidades e desafios do Sistema Único de Saúde no cotidiano dos serviços de Saúde e Visões contraditórias sobre a presença da pandemia no ensino médico. Concluiu-se que o método de problematização aproximou o estudante da realidade do Sistema Único de Saúde, estimulou a reflexão crítica e a assunção de uma atitude ativa e autônoma no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia da Problematização permitiu trazer benefícios aos graduandos, com aprendizagem significativa, dinâmica e assertiva no que diz respeito à compreensão do conteúdo. Mesmo durante a Pandemia da COVID-19 foi possível oferecer aos graduandos um estudo qualificado com vivências diferentes da rotina de uma UBS, que trouxeram importantes conhecimentos.
Resumo (inglês)
The aim of this study was to apprehend the perception of medical students from a private university in the interior of São Paulo regarding problematization in their teaching-learning process in Primary Health Care (PHC) during the COVID-19 Pandemic. The research was carried out as an exploratory, descriptive study with a qualitative approach. Data collection was performed in February 2022, through interviews with students according to a semi-structured script. The questions focused on the experience of the problematization method in PHC, before and during the Covid-19 Pandemic, focusing on the teaching-learning process and performance in the SUS. Ten students of the fifth term were interviewed, 60% female and 60% under 29 years of age. From the analysis of the interviews, three thematic categories emerged: The Problematization method as a teaching process; The experience of the potentialities and challenges of the Unified Health System in the daily life of health services and Contradictory views on the presence of the pandemic in medical education. It was concluded that the problematization method brought the student closer to the reality of the Unified Health System, stimulated critical reflection and the assumption of an active and autonomous attitude in the teaching-learning process. The problematization methodology allowed to bring benefits to undergraduate students, with significant, dynamic and assertive learning with regard to the understanding of the content. Even during the COVID-19 Pandemic it was possible to offer undergraduates a qualified study with different experiences from the routine of a UBS, which brought important knowledge.
Descrição
Palavras-chave
Atenção Primária a Saúde, Problematização, Metodologia ativa, Educação médica, SUS, Active methodology, Primary Health Care, Problematization, Medical education
Idioma
Português