Formação de professores e ensino-aprendizagem de Língua Italiana para a terceira idade
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Data
Autores
Orientador
Mauro, Claudia Fernanda de Campos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - FCLAR - Letras
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016) há um aumento na expectativa de vida no Brasil, acompanhando um crescimento no número de idosos em nível mundial. Nesse sentido, tem se mostrado grande a necessidade de atividades voltadas para tal público. Seguindo essa tendência, as universidades brasileiras institucionalizaram, em 2001, a UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, com o intuito de possibilitar o acesso de idosos à universidade e à promoção de conhecimento para essa população crescente. O ensino de língua estrangeira para a terceira idade ainda é algo pouco explorado, porém, a procura por parte de idosos que queiram aprender uma nova língua tem aumentado consideravelmente. Dessa forma, pretende-se, com esta pesquisa, investigar a formação de professores e o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (Italiano) na UNATI/UNESP/Araraquara, por meio da seleção, confecção e aplicação de recursos, materiais didáticos e atividades voltadas aos interesses do público-alvo, buscando a possibilidade de compreender as reais necessidades deles, com vistas a tornar as aulas mais agradáveis e produtivas. Aliando a teoria à prática, é possível contribuir para a produção de materiais relevantes voltados ao ensino-aprendizagem de idiomas para a terceira idade, auxiliando, motivando e ganhando a adesão do público-alvo.
Resumo (italiano)
Secondo l'IBGE – Istituto Brasiliano di Geografia e Statistica (2016), c’è un aumento nell'aspettativa di vita in Brasile, acompagnando uma crescita della popolazione anziana a livello mondiale. In questo senso, si è dimostrato grande la necessità di attività per questo pubblico. Seguendo questa tendenza, le università brasiliane hanno istituzionalizzato, in 2001, il Nucleo dell' Università Aperta alla Terza Età, UNATI/UNESP, Campus de Araraquara, che si propone a possibilitare l’accesso al conoscimento a questa popolazione. L’insegnamento di lingue straniere agli anziani è ancora poco esplorato, però, il numero degli anziani che vogliono imparare uma nuova lingue cresce notevolmente. Quindi, si intende, com questa ricerca, analizzare la formazione degli insegnanti e l’insegnamento-apprendimento di lingue straniere (in questo caso, la língua italiana) nell’UNATI/UNESP/Araraquara, sulla base di selezione, produzione e applicazione di ricorsi, materiali didattici e attività volte a curare gli interessi del pubblico destinatario, cercando sempre di comprendere le sue necessità e, di questo modo, tornando le lezioni più piacevoli e produttive. anti che danno queste lezioni sono laureandi in italiano e concludenti del quarto anno del Corso di Lettere all' Unesp/ Araraquara. Finalmente, in questo lavoro discuteremo il processo della selezione dei contenuti e dei materiali didattici adatti al livello e agli interessi dei gruppi, oltre a presentare delle attività che si sono dimostrate piú interessanti Combinando la teoria con la pratica, è possibile contribuire per la produzione di materiali rilevanti dirottato all’insegnamento-apprendimento di lingue straniere per gli anziani, aiutando, motivando e conquistando il pubblico destinatario.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Ensino-aprendizagem, Língua Estrangeira, Italiano, Terceira Idade, Formazione degli insegnanti, Insegnamento-apprendimento, Lingua Straniera, Lingua italiana, Terza età
Idioma
Português
Citação
MARGONARI, Denise Maria. Formação de professores e ensino-aprendizagem de Língua Italiana para a terceira idade. 2018. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2018.

