Publicação: Ensino de geografia no Brasil: panoramas dos trabalhos de conclusão de curso entre os anos de 2001 – 2023
Carregando...
Data
Orientador
Maia, Diego Corrêa 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - IGCE 33004137004P0
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta tese de doutorado, teve como objetivo realizar um panorama dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Ensino de Geografia entre 2001 a 2023 em todo o Brasil feito por graduandos em Geografia, cujos orientadores eram responsáveis por Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia. Desse modo, foram apresentados e mapeados os Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia, bem como identificados os modos de financiamentos. Ainda, os Trabalhos de Conclusão de Curso são classificados em níveis nacional, regional e estadual, esses dados foram analisados de acordo com o título. O caminho metodológico foi por meio da identificação dos Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia, junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa pelo CNPQ, a identificação dos responsáveis por estes grupos, em seguida foi buscado o currículo Lattes de cada docente e identificado os Trabalhos de Conclusão de Curso que foi orientado por estes. Os dados apontam para um número expressivo de TCCs na área de Ensino de Geografia. Igualmente, atenta-se ao fato de que é realizada uma pesquisa tipo estado da arte, que possibilita trazer novas agendas de pesquisa na área de Ensino de Geografia, bem como foi realizada uma interpretação e análise dos TCCs. Como parte dos resultados, foi obtido 2448 TCC’s que estão nos parâmetros da pesquisa, identifica-se que a temática mais utilizada nos TCCs é de “Metodologias, propostas pedagógicas e ferramentas/instrumentos didáticos”, que a região Nordeste é a que mais produziu TCC’s, e região Norte foi a que menos produziu. Ainda foi realizado uma comparação com trabalhos que realizam o Estado da Arte da pós-graduação em Ensino de Geografia, por fim, foi constado um déficit no repositório desses trabalhos, que podem dar luz a diversas pesquisas feitas pelos graduandos que traria maior contribuição para área.
Resumo (inglês)
This doctoral thesis aimed to provide an overview of the Geography Teaching Undergraduate Thesis between 2001 and 2023 throughout Brazil, conducted by Geography undergraduates whose advisors were responsible for Geography Teaching Research Groups. Thus, Geography Teaching Research Groups were presented and mapped, as well as identified funding sources. Furthermore, the Undergraduate Theses were classified at national, regional, and state levels; and these data were analyzed according to their titles. The methodological approach involved identifying the Geography Teaching Research Groups through the “CNPQ” Research Groups Directory, identifying the individuals responsible for these groups, then reviewing the Lattes curriculum of each professor to identify the Undergraduate Theses they supervised. The data point to a significant number of Undergraduate Theses in the area of Geography Teaching. Moreover, attention is drawn to the fact that a state-of-the-art research was conducted, allowing for the emergence of new research agendas in Geography Teaching, as well as an interpretation and analysis of the Undergraduate Theses. As part of the results, 2448 Undergraduate Theses within the research parameters were obtained. The most common theme in the Undergraduate Theses was "Methodologies, pedagogical proposals, and didactic tools/instruments," with the Northeast region producing the most theses and the North region producing the least. Furthermore, a comparison was made with studies conducting a State of the Art of postgraduate studies in Geography Teaching, revealing a deficit in the repository of these works, which could shed light on various research conducted by undergraduates and provide more substantial contributions to the field.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Licenciatura em geografia, Grupo de pesquisa, Estado da arte, Teacher training, Teacher graduation in geography, Research group, State of the art
Idioma
Português