Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino de geografia no Brasil: panoramas dos trabalhos de conclusão de curso entre os anos de 2001 – 2023

dc.contributor.advisorMaia, Diego Corrêa [UNESP]
dc.contributor.authorChristofoletti, André Luís Messetti [UNESP]
dc.date.accessioned2024-06-12T13:22:57Z
dc.date.available2024-06-12T13:22:57Z
dc.date.issued2024-04-29
dc.description.abstractEsta tese de doutorado, teve como objetivo realizar um panorama dos Trabalhos de Conclusão de Curso em Ensino de Geografia entre 2001 a 2023 em todo o Brasil feito por graduandos em Geografia, cujos orientadores eram responsáveis por Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia. Desse modo, foram apresentados e mapeados os Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia, bem como identificados os modos de financiamentos. Ainda, os Trabalhos de Conclusão de Curso são classificados em níveis nacional, regional e estadual, esses dados foram analisados de acordo com o título. O caminho metodológico foi por meio da identificação dos Grupos de Pesquisa em Ensino de Geografia, junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa pelo CNPQ, a identificação dos responsáveis por estes grupos, em seguida foi buscado o currículo Lattes de cada docente e identificado os Trabalhos de Conclusão de Curso que foi orientado por estes. Os dados apontam para um número expressivo de TCCs na área de Ensino de Geografia. Igualmente, atenta-se ao fato de que é realizada uma pesquisa tipo estado da arte, que possibilita trazer novas agendas de pesquisa na área de Ensino de Geografia, bem como foi realizada uma interpretação e análise dos TCCs. Como parte dos resultados, foi obtido 2448 TCC’s que estão nos parâmetros da pesquisa, identifica-se que a temática mais utilizada nos TCCs é de “Metodologias, propostas pedagógicas e ferramentas/instrumentos didáticos”, que a região Nordeste é a que mais produziu TCC’s, e região Norte foi a que menos produziu. Ainda foi realizado uma comparação com trabalhos que realizam o Estado da Arte da pós-graduação em Ensino de Geografia, por fim, foi constado um déficit no repositório desses trabalhos, que podem dar luz a diversas pesquisas feitas pelos graduandos que traria maior contribuição para área.pt
dc.description.abstractThis doctoral thesis aimed to provide an overview of the Geography Teaching Undergraduate Thesis between 2001 and 2023 throughout Brazil, conducted by Geography undergraduates whose advisors were responsible for Geography Teaching Research Groups. Thus, Geography Teaching Research Groups were presented and mapped, as well as identified funding sources. Furthermore, the Undergraduate Theses were classified at national, regional, and state levels; and these data were analyzed according to their titles. The methodological approach involved identifying the Geography Teaching Research Groups through the “CNPQ” Research Groups Directory, identifying the individuals responsible for these groups, then reviewing the Lattes curriculum of each professor to identify the Undergraduate Theses they supervised. The data point to a significant number of Undergraduate Theses in the area of Geography Teaching. Moreover, attention is drawn to the fact that a state-of-the-art research was conducted, allowing for the emergence of new research agendas in Geography Teaching, as well as an interpretation and analysis of the Undergraduate Theses. As part of the results, 2448 Undergraduate Theses within the research parameters were obtained. The most common theme in the Undergraduate Theses was "Methodologies, pedagogical proposals, and didactic tools/instruments," with the Northeast region producing the most theses and the North region producing the least. Furthermore, a comparison was made with studies conducting a State of the Art of postgraduate studies in Geography Teaching, revealing a deficit in the repository of these works, which could shed light on various research conducted by undergraduates and provide more substantial contributions to the field.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt
dc.description.sponsorshipIdCNPq: 141632/2020-8
dc.identifier.lattes8813922035969355
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/255957
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectLicenciatura em geografiapt
dc.subjectGrupo de pesquisapt
dc.subjectEstado da artept
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTeacher graduation in geographyen
dc.subjectResearch groupen
dc.subjectState of the arten
dc.titleEnsino de geografia no Brasil: panoramas dos trabalhos de conclusão de curso entre os anos de 2001 – 2023pt
dc.title.alternativeGeography education in Brazil: overview of undergraduate thesis works between 2001 - 2023en
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramGeografia - IGCE 33004137004P0pt
unesp.knowledgeAreaOrganização do espaçopt
unesp.researchAreaEnsino de geografia, cartografia e cartografia escolarpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
christofoletti_alm_dr_rcla.pdf
Tamanho:
3.59 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: