Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Supervisor

Arnoni, Maria Eliza Brefere

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Trata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo.

Descrição

Trata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo. Palavras-chave e DOI são referentes ao último artigo publicado em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/issue/view/1568 Para conseguir fazer a submissão do relatório.

Palavras-chave

Aparelho em Vilém Flusser, Relação sócio-técnica, Duplicidade humana, Capitalismo de informação Byung-Chul Han, Degradação humana

Idioma

Português

Como citar

SILVEIRA-FOSSALUZZA, Juliana Tiburcio. Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico. (Relatório de Pós doutorado). 2024. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação