Publicação: Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico
dc.contributor.advisor | Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T20:31:09Z | |
dc.date.issued | 2024-08-31 | |
dc.description | Trata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo. Palavras-chave e DOI são referentes ao último artigo publicado em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/issue/view/1568 Para conseguir fazer a submissão do relatório. | |
dc.description.abstract | Trata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo. | pt |
dc.identifier.citation | SILVEIRA-FOSSALUZZA, Juliana Tiburcio. Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico. (Relatório de Pós doutorado). 2024. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024. | |
dc.identifier.doi | 10.30611/33n33id94068 | |
dc.identifier.lattes | 5620538991897406 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-8263-5493 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/310119 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Aparelho em Vilém Flusser | pt |
dc.subject | Relação sócio-técnica | pt |
dc.subject | Duplicidade humana | pt |
dc.subject | Capitalismo de informação Byung-Chul Han | pt |
dc.subject | Degradação humana | pt |
dc.title | Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico | pt |
dc.title.alternative | Análisis de las actividades pedagógicas no presenciales realizadas en docencia remota en una institución de educación superior (IFSP) en un contexto de pandemia a partir de Concepción de la educación en Paulo Freire y de la actividad educativa desde la perspectiva de la Teoría Pedagógica de la Metodología de la Mediación Dialéctica (MMD), desarrollada por Maria Eliza Brefere Arnoni: un estudio autobiográfico | es |
dc.type | Relatório de pós-doc | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- silveira-fossaluzza_jt_relatorioposdoc_sjrp.pdf
- Tamanho:
- 6.77 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: