Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico

dc.contributor.advisorArnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]
dc.contributor.authorSilveira-Fossaluzza, Juliana Tiburcio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-05-05T20:31:09Z
dc.date.issued2024-08-31
dc.descriptionTrata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo. Palavras-chave e DOI são referentes ao último artigo publicado em: https://periodicos.ufc.br/dialectus/issue/view/1568 Para conseguir fazer a submissão do relatório.
dc.description.abstractTrata-se de um relatório de pós-doutoramento que relata a trajetória de produção de trabalhos de pesquisa que foram realizados entre os anos de 2022 a 2024 pela referida autora (pós-doutoranda) voltados à reflexão do vir a ser da educação formal a partir do contexto pandêmico (de Covid-19) e da experiência do ensino remoto realizada numa instituição de ensino superior (IFSP). As reflexões foram norteadas por autores (Paulo Freire e Maria Eliza Brefere Arnoni) que dedicaram suas vidas acadêmicas à compreensão da natureza da educação e da práxis educativa. Por fim, a partir de outros autores contemporâneos (Byung-Chul Han e Vilém Flusser) levanta-se a hipótese/ tese de a partir do contexto pandêmico se intensificam as relações do ser humano com o aparelho digital o que vem provocando uma "duplicidade", um duplo, à medida que nos fundimos com o aparelho digital produzindo, ao mesmo tempo, outro ser que ainda não sabemos exatamente como identificá-lo.pt
dc.identifier.citationSILVEIRA-FOSSALUZZA, Juliana Tiburcio. Análise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográfico. (Relatório de Pós doutorado). 2024. Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências Letras e Ciências Exatas (Ibilce), São José do Rio Preto, 2024.
dc.identifier.doi10.30611/33n33id94068
dc.identifier.lattes5620538991897406
dc.identifier.orcid0000-0002-8263-5493
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310119
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAparelho em Vilém Flusserpt
dc.subjectRelação sócio-técnicapt
dc.subjectDuplicidade humanapt
dc.subjectCapitalismo de informação Byung-Chul Hanpt
dc.subjectDegradação humanapt
dc.titleAnálise das atividades pedagógicas não presenciais realizadas no ensino remoto numa instituição de ensino superior (IFSP) em contexto pandêmico a partir da concepção de educação em Paulo Freire e de atividade educativa na perspectiva da Teoria Pedagógica da Metodologia da Mediação Dialética (MMD), desenvolvida por Maria Eliza Brefere Arnoni: um estudo autobiográficopt
dc.title.alternativeAnálisis de las actividades pedagógicas no presenciales realizadas en docencia remota en una institución de educación superior (IFSP) en un contexto de pandemia a partir de Concepción de la educación en Paulo Freire y de la actividad educativa desde la perspectiva de la Teoría Pedagógica de la Metodología de la Mediación Dialéctica (MMD), desarrollada por Maria Eliza Brefere Arnoni: un estudio autobiográficoes
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Pretopt
unesp.embargoOnlinept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silveira-fossaluzza_jt_relatorioposdoc_sjrp.pdf
Tamanho:
6.77 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: