Logo do repositório
 

O movimento de constituição do conhecimento em geometria descritiva com realidade aumentada

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Paulo, Rosa Monteiro

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste texto apresenta-se a pesquisa desenvolvida na sala de aula, com alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado de São Paulo, na disciplina Desenho Geométrico e Geometria Descritiva (DGGD). As tarefas realizadas pelos alunos envolveram temas relativos aos tópicos de Geometria Descritiva presentes na ementa do curso. Na pesquisa, o objetivo é entender a compreensão do aluno acerca desses temas quando realizam investigações com a Realidade Aumentada (RA). Para elaborar e desenvolver as tarefas, bem como analisar os dados na pesquisa, assume-se uma postura fenomenológica. Para a tese foi realizada uma revisão teórica sobre a RA e tarefas exploratórias com a qual se pôde entender sua relevância para o ensino de Geometria. Considerando-se o compreendido nessas leituras foram elaboradas as tarefas para a investigação com o aplicativo GeoGebra AR. Essas tarefas foram realizadas pelos alunos durante os 8 encontros que ocorriam às quartas-feiras no período noturno. Utilizaram-se os iPads da universidade que tinham o aplicativo instalado e possibilitavam gravar a tela e o áudio durante as explorações. Essas gravações foram transcritas e constituíram os dados de análise da pesquisa. A análise foi feita seguindo o rigor da pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica e levando em consideração a pergunta orientadora da pesquisa: Como os alunos compreendem a Geometria Descritiva ao fazer explorações com Realidade Aumentada? No movimento interpretativo três categorias de análise foram evidenciadas. Estas, ao serem discutidas, permitem dizer dos modos pelos quais os alunos compreendem a Geometria Descritiva ao fazer explorações com-RA. As categorias são: Processo investigativo com-a-RA, Abertura ao estar-com-RA e Movimento do Corpo-vivente com-RA. Com elas podem-se dizer que o processo investigativo com-a-Realidade-Aumentada possibilita compreensões em decorrência da abertura do aluno ao estar-com-RA, pois este aluno é corpo-vivente que, ao estar-com o objeto em movimento com-RA, se dispõe a compreendê-lo.

Resumo (inglês)

This text presents the research developed in the classroom with students of the Mathematics Degree course at a public university in the state of São Paulo, in the Geometric Drawing and Descriptive Geometry (DGGD) discipline. The tasks performed by the students involved themes related to the Descriptive Geometry topics present in the course syllabus. The research objective is to understand the students' understanding of these themes when they conduct investigations with Augmented Reality (AR). To design and develop the tasks, as well as to analyze the data in the research, a phenomenological approach was assumed. For the thesis, a theoretical review of AR and exploratory tasks were carried out with which it was possible to understand their relevance for the teaching of Geometry. Considering what was understood in these readings, the tasks for the investigation with the GeoGebra AR application were developed. These tasks were performed by the students during the 8 meetings that took place on Wednesday evenings. The university iPads were used, which had the application installed and allowed them to record the screen and audio during the explorations. These recordings were transcribed and constituted the data for the analysis of the research. The analysis was carried out following the rigor of qualitative research with a phenomenological approach and considering the guiding question of the research: How do students understand Descriptive Geometry when exploring with Augmented Reality? In the interpretative movement, three categories of analysis were highlighted. When discussed, these allow us to speak of the ways in which students understand Descriptive Geometry when exploring with AR. The categories are: Investigative process with-AR, Openness to being with-AR, and Movement of the livingbody with-AR. With them, it an be said that the investigative process with Augmented Reality enables understanding as a result of the student's openness to being-with-AR, as this student is a living body that, when being-with the object in movement with-AR, is willing to understand it.

Descrição

Palavras-chave

Fenomenologia, Educação eatemática, Geogebra AR, Formação de professores, Phenomenology, Mathematical education, Teacher training

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação