Publicação: Crenças de autoeficácia de professores universitários, qualidade de vida e síndrome de Burnout
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Data
Autores
Orientador
Iaochite, Roberto Tadeu 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - IB
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
As universidades brasileiras se caracterizam como instituições onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo os professores universitários também responsáveis por sua gestão administrativa. Como decorrência dessas diferentes demandas, a docência nessas brasileiras tem sido associada a diferentes problemas de saúde, à diminuição da qualidade de vida e ao acometimento pela Síndrome de Burnout. Por outro lado, as crenças de autoeficácia, constructo central da Teoria Social Cognitiva, se relacionam a uma melhor atuação profissional preconizando maior dedicação e esforços necessários para alcançar o sucesso mesmo em contextos desafiadores. Essas crenças foram também compreendidas como fator protetivo contra a síndrome de Burnout em professores de diversos níveis de ensino. Assim, a presente pesquisa se debruçou sobre as crenças de autoeficácia de professores universitários brasileiros, com o objetivo de investigar as relações entre essas crenças, as variáveis pessoais e profissionais, a síndrome de Burnout e a percepção de qualidade de vida de professores de universidades públicas e privadas. Teve-se como participantes 1.709 professores originários de todas as regiões do país e que representaram 78 universidades diferentes. Por meio de uma pesquisa quantitativa correlacional, aplicou-se os seguintes instrumentos de pesquisa: para mensurar a autoeficácia a Escala de Autoeficácia do Professor Universitário Brasileiro (EAPU) desenvolvida por Matos, Iaochite e Sharp (2020), o Questionário de qualidade de vida WHOQOL-Bref (WHOQOL GROUP, 1998), e um instrumento para avaliar a síndrome de Burnout, além de um questionário de caracterização do participante elaborado para essa pesquisa. Analisou-se os dados com estatística descritiva e inferencial, utilizando para tanto os softwares IBM SPSS Statistics 25 for Windows e IBM AMOS 26.0 for Windows. Os resultados indicaram que os participantes tinham crenças de moderada a alta nos quatro fatores da EAPU, sendo o maior escore na dimensão autoeficácia para as atividades de pesquisa. Como variáveis importantes para as crenças de autoeficácia destacaram-se o sexo dos participantes, a titulação, o tempo de experiência e a satisfação profissional. Com relação à qualidade de vida, os participantes apresentaram níveis moderados nos quatro domínios: físico, psicológico, do meio ambiente e das relações sociais. Com relação ao Burnout os escores médios indicaram um grupo de participantes com níveis moderados de exaustão, altos de realização profissional e baixos de despersonalização. Realizou-se uma análise de agrupamentos considerando os escores de autoeficácia, qualidade de vida e síndrome de Burnout e obteve-se cinco grupos formados por pessoas com diferentes perfis pessoais e profissionais, que são detalhadamente discutidos em relação às suas características. Por fim, por meio de uma modelagem de equações estruturais, analisou-se as relações entre autoeficácia, qualidade de vida e síndrome de Burnout encontrando-se que a autoeficácia é preditora da qualidade de vida e da dimensão realização profissional de Burnout. Encontrou-se também que a autoeficácia é preditora das dimensões exaustão emocional e despersonalização do Burnout em uma relação mediada pela qualidade de vida. Discute-se as implicações dos resultados a nível individual para os docentes universitários, além de suas consequências para as instituições universitárias
Resumo (inglês)
Brazilian universities are characterized as institutions where teaching, research, and extension activities are developed, and university professors are also responsible for their administrative management. As a result of these different demands, teaching in these Brazilian universities has been associated with different health problems, decreased quality of life, and Burnout Syndrome. On the other hand, the self-efficacy beliefs, a central construct of the Social Cognitive Theory, are related to a better professional performance advocating greater dedication and efforts necessary to achieve success even in challenging contexts. These beliefs were also understood as a protective factor against Burnout Syndrome in teachers of various educational levels. Thus, the present research focused on the self-efficacy beliefs of Brazilian university professors, with the objective of investigating the relationships among these beliefs, personal and professional variables, Burnout syndrome, and the perception of quality of life of professors from public and private universities. The participants were 1,709 professors from all regions of the country, representing 78 different universities. By means of quantitative correlational research, the following research instruments were applied: to measure self-efficacy the Brazilian University Professor Self-Efficacy Scale (EAPU) developed by Matos, Iaochite, and Sharp (2020), the WHOQOL-Bref Quality of Life Questionnaire (WHOQOL GROUP, 1998), and an instrument to evaluate Burnout syndrome, besides a participant characterization questionnaire elaborated for this research. Data were analyzed with descriptive and inferential statistics, using IBM SPSS Statistics 25 for Windows and IBM AMOS 26.0 for Windows. The results indicated that the participants had moderate to high beliefs in the four EAPU factors, with the highest score in the self-efficacy dimension for research activities. As important variables for self-efficacy beliefs, the participants' gender, academic degree, length of experience, and job satisfaction stood out. Regarding the quality of life, the participants presented moderate levels in the four domains: physical, psychological, environmental, and social relationships. Regarding Burnout, the mean scores indicated a group of participants with moderate levels of exhaustion, high levels of professional accomplishment, and low levels of depersonalization. A grouping analysis was performed considering the scores of self-efficacy, quality of life, and Burnout syndrome, and five groups were obtained formed by people with different personal and professional profiles, which are discussed in detail regarding their characteristics. Finally, by means of structural equation modeling, the relationships between self-efficacy, quality of life, and Burnout syndrome were analyzed, finding that self-efficacy is predictive of quality of life and the professional accomplishment dimension of Burnout. It was also found that self-efficacy is a predictor of the emotional exhaustion and depersonalization dimensions of Burnout in a relationship mediated by the quality of life. The implications of the results at the individual level for university teachers are discussed, as well as their consequences for university institutions.
Resumo (espanhol)
Las universidades brasileñas se caracterizan por ser instituciones en las que se desarrollan actividades de enseñanza, investigación y extensión, y los profesores universitarios son también responsables de su gestión administrativa. Como resultado de estas diferentes demandas, la enseñanza en estas universidades brasileñas ha sido asociada con diferentes problemas de salud, disminución de la calidad de vida y el Síndrome de Burnout. Por otro lado, las creencias de autoeficacia, un constructo central de la Teoría Cognitiva Social, se relacionan con un mejor desempeño profesional abogando por una mayor dedicación y esfuerzos necesarios para lograr el éxito incluso en contextos desafiantes. Estas creencias también se entendieron como un factor de protección contra el síndrome de Burnout en profesores de distintos niveles educativos. Así, la presente investigación se centró en las creencias de autoeficacia de los profesores universitarios brasileños, con el objetivo de investigar las relaciones entre estas creencias, las variables personales y profesionales, el síndrome de Burnout y la percepción de la calidad de vida de los profesores de universidades públicas y privadas. Contó con la participación de 1.709 profesores de todas las regiones del país y en representación de 78 universidades diferentes. Mediante una investigación cuantitativa correlacional, se aplicaron los siguientes instrumentos de investigación: para medir la autoeficacia la Escala de Autoeficacia del Profesor Universitario Brasileño (EAPU) desarrollada por Matos, Iaochite y Sharp (2020), el Cuestionario de Calidad de Vida WHOQOL-Bref (WHOQOL GROUP, 1998), y un instrumento para evaluar el síndrome de Burnout, así como un cuestionario de caracterización de los participantes elaborado para esta investigación. Los datos se analizaron con estadísticas descriptivas e inferenciales, utilizando IBM SPSS Statistics 25 para Windows e IBM AMOS 26.0 para Windows. Los resultados indicaron que los participantes tenían creencias de moderadas a altas en los cuatro factores de la EAPU, con la puntuación más alta en la dimensión de autoeficacia para las actividades de investigación. Como variables importantes para las creencias de autoeficacia, destacaron el género, el grado académico, la antigüedad y la satisfacción laboral de los participantes. En cuanto a la calidad de vida, los participantes presentaron niveles moderados en los cuatro dominios: físico, psicológico, entorno y relaciones sociales. En cuanto al Burnout, las puntuaciones medias indicaron un grupo de participantes con niveles moderados de agotamiento, altos niveles de realización profesional y bajos niveles de despersonalización. Se realizó un análisis de conglomerados teniendo en cuenta las puntuaciones de autoeficacia, calidad de vida y síndrome de Burnout y se obtuvieron cinco grupos formados por personas con diferentes perfiles personales y profesionales, que se discuten en detalle en cuanto a sus características. Finalmente, a través de un modelo de ecuaciones estructurales, se analizaron las relaciones entre la autoeficacia, la calidad de vida y el síndrome de Burnout encontrando que la autoeficacia es predictora de la calidad de vida y de la dimensión de realización profesional del Burnout. También se encontró que la autoeficacia es predictora de las dimensiones de agotamiento emocional y despersonalización del Burnout en una relación mediada por la calidad de vida. Se discuten las implicaciones de los resultados a nivel individual para los profesores universitarios, así como sus consecuencias para las instituciones universitarias.
Descrição
Palavras-chave
Autoeficácia, Docência universitária, Qualidade de vida, Síndrome de Burnout, Saúde, Self-efficacy, College teaching, Quality of life, Burnout syndrome, Health, Autoeficacia, Enseñanza universitaria, Calidad de vida, Salud
Idioma
Português