Logotipo do repositório
 

Publicação:
Contribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimento

dc.contributor.advisorMartins, João Batista [UNESP]
dc.contributor.authorSiqueira, Cinthia Lucia de Oliveira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-05-14T22:16:15Z
dc.date.available2019-05-14T22:16:15Z
dc.date.issued2019-03-22
dc.description.abstractA pesquisa estudou um grupo de idosas participantes das disciplinas de literatura e teatro no contexto de uma universidade aberta da terceira idade. Por meio de uma pesquisa participante, cujo foco de observação e intervenção voltara-se ao potencial imaginativo, inventivo e criativo das estudantes nosso objetivo foi direcionar o olhar às idosas enquanto pessoas singulares em processo contínuo de desenvolvimento. Para tanto, refutamos o discurso que insiste em controlar e higienizar a velhice e propusemos um esgotar da vida, o qual implica em experimentar os dramas inerentes à existência - vivências fortes o bastante para propiciar a constituição humana enquanto obra de arte. Caminhamos sustentados pela teoria histórico cultural de Vigotski a qual aborda o processo de humanização a partir de uma visão prospectiva - resultante da imbricada e complexa relação entre o biológico de um lado e o social, o cultural e o histórico de outro. Após dois anos de acompanhamento do grupo foi possível compreender que a(o) idosa(o) nunca deixa de se reinventar, de construir novos modos de agir e pensar. Se na idade avançada há situações que dizem de um certo impedimento, ainda assim, é possível projetar-se para o futuro, submeter-se a conflitos e lançar-se a desafios. Tais considerações permitem uma ressignificação do processo de envelhecimento, deslocam a(o) idosa(o) da condição de sujeito do não, para sujeito do sim e sugerem novas perspectivas de atuação pedagógica na velhice, que ao invés de pautar-se na compensação do que falta e almejar o propagado envelhecimento ativo e saudável, pode atuar no fomento das potencialidades do envelhecer a partir da liberação da(o) idosa(o) para o acontecimento vital em sua plenitude.pt
dc.description.abstractThe research studied a group of elderly women participating in the subjects of literature and theater in the context of an open university of the third age. Through a participant research, whose focus of observation and intervention turned to the imaginative, inventive and creative potential of the students, our goal was to direct the eyes to the elderly as individuals in a continuous process of development. To that end, we refute the discourse that insists on controlling and sanitizing old age and proposing a depletion of life, which implies experiencing the dramas inherent in existence - experiences strong enough to propitiate the human constitution as a work of art. We are guided by the cultural historical theory of Vygotsky, which approaches the process of humanization from a prospective view - resulting from the imbricated and complex relationship between biological on one side and social, cultural and historical on the other. After two years of follow-up of the group, it was possible to understand that the elderly always reinvent themselves, to construct new ways of acting and thinking. If in the old age there are situations that say of a certain impediment, nevertheless, it is possible to be projected for the future, to submit to conflicts and to launch itself to challenges. Such considerations allow a resignification of the aging process, move the elderly from the condition of subject of no, to subject of the yes and suggest new perspectives of pedagogical action in old age, which instead of being guided by the compensation of the which is missing and aimed at the propagation of active and healthy aging, can act in the promotion of the potentialities of aging from the release of the elderly to the vital event in its fullness.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000916459
dc.identifier.capes33004048021P6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182034
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEnvelhecimentopt
dc.subjectTeoria histórico culturalpt
dc.subjectidosopt
dc.subjectUniversidade aberta da terceira idadept
dc.subjectvelhicept
dc.subjectagingen
dc.subjectelderlyen
dc.subjectOpen university of the third ageen
dc.subjectCultural historical theoryen
dc.subjecthuman developmenten
dc.subjectenvejecimientopt
dc.subjectancianopt
dc.subjectUniversidad abierta de la tercera edadpt
dc.subjectvejezpt
dc.titleContribuições da teoria histórico cultural de Vigotski para pensar o envelhecimentopt
dc.title.alternativeContributions of Vigotski's cultural historical theory to think about agingpt
dc.title.alternativeContribuciones de la teoría histórica cultural de Vigotski para pensar en el envejecimientopt
dc.title.alternativeContributions de la théorie de l'histoire culturelle de Vigotski à la réflexion sur le vieillissementpt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.graduateProgramPsicologia - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia e sociedadept
unesp.researchAreaEpistemologia e Psicologia: processos e contextos de desenvolvimento humanopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
siqueira_clo_dr_assis_par.pdf
Tamanho:
661.62 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
siqueira_clo_dr_assis_int.pdf
Tamanho:
1.77 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: