Logo do repositório
 

Pedagogia dos multiletramentos, currículo paulista e BNCC: (re)configurando paradigmas para a educação do século XXI

dc.contributor.advisorGarcia, Daniela Nogueira de Moraes [UNESP]
dc.contributor.authorAlexandre Filho, Paulo [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-06-27T14:34:58Z
dc.date.issued2025-04-29
dc.description.abstractEsta tese de doutorado atrela-se ao contexto sociodigital emergente do século XXI e às novas práticas sociodiscursivas oriundas da democratização e do acesso às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Assim, tem-se como objetivo geral analisar as sequências de atividades (SA) propostas no Currículo Paulista (CP) de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, de modo que elas possam contribuir para a efetiva implementação da Pedagogia dos Multiletramentos na Educação Básica. Para tanto, lançaremos mão da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, para compreendermos a inserção dessa pedagogia no CP de Língua Portuguesa, concebendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como principal diretriz para o currículo de nível básico. Neste contexto de transformação e ressignificação constantes, ocupando papel fundamental como agenciadoras do conhecimento, as instituições de ensino procuram incorporar, em seu escopo, situações de ensino e aprendizagem que não apenas cumpram com seu papel formativo, como também atendam às novas demandas da contemporaneidade. Desse modo, as políticas públicas, por meio de documentos oficiais, buscam contribuir com o sistema educacional vigente, agregando novas concepções e modelos de ensino. Sendo assim, diante da implementação da BNCC e concebendo o CP como instrumento de mediação entre educandos e objetos do conhecimento, percebemos a necessidade de se estabelecer um estudo apurado a partir da concepção de Multiletramentos, proposta pelo Grupo de Nova Londres (GNL), em meados da década de 90. Logo, amparamo-nos em três pilares teóricos, sendo eles: i) Pedagogia dos Multiletramentos (GNL); ii) Tecnologias para Aprendizagem e Conhecimento e Tecnologias para Empoderamento e Participação Social (TAC e TEP, respectivamente); e iii) Currículo como Gênero Discursivo Multimodal (GDM). Quanto ao tratamento de dados, pretendemos utilizar, como instrumento de coleta, o Google Classroom, Google Meet, questionário semiestruturado e o diário de campo, tendo em vista os objetivos geral e específicos, bem como a quantidade de fontes e de informações relacionadas ao tema desta investigação. Partimos da hipótese de que a implementação da Pedagogia dos Multiletramentos, por meio do CP, tendo a BNCC como texto-base, pode ofertar diretrizes para o poder público e profissionais de educação que têm, como objetivo maior, promover uma educação de resistência, libertadora e de subversão das práticas escolaleiras reacionárias.pt
dc.description.abstractThis doctoral research focuses on the emerging socio-digitalcontext of the 21st century and the new socio-discursivepractices arising from democratization and access to Digital Information and Communication Technologies (DICT). Thus, the general objective is to analyze the Activity Sequencesproposed in the Paulista Curriculum (CP, acronym in Portuguese meaning Currículo Paulista) for PortugueseLanguage in Elementary School, so that they can contribute tothe effective implementation of Multiliteracies Pedagogy in Basic Education. For this purpose, we will use action research, with a qualitative approach, to understand the inclusion of thispedagogy in the CP for Portuguese Language, considering theBrazilian Common National Curriculum Base (BNCC, acronym in Portuguese meaning Base Nacional Comum Curricular) as the main guideline for the basic levelcurriculum. In this context of constant transformation and re-signification, occupying a fundamental role as agents ofknowledge, educational institutions seek to incorporate intotheir scope teaching and learning situations that not only fulfilltheir educational role but also satisfy the new demands ofcontemporaneity. In this way, public policies, through officialdocuments, seek to contribute to the current educationalsystem, adding new conceptions and teaching models. Therefore, given the implementation of the BNCC andconceiving CP as an instrument of mediation between learnersand objects of knowledge, we realize the necessity to establishan accurate study based on the concept of Multiliteracies, proposed by the New London Group (NLG) in the mid-90s. We are therefore based on three theoretical pillars: i) Multiliteracies Pedagogy (MLP); ii) Learning and KnowledgeTechnologies and Technologies of Empowerment and Social Participation (LKT and TEP, respectively); and iii) Curriculum as a Multimodal Discursive Genre. As for data processing, weintend to use Google Classroom, Google Meet, semi-structured questionnaires, and a field diary as collectioninstruments, given the general and specific objectives, as wellas the quantity of sources and information related to thesubject of this investigation. We start from the hypothesis thatthe implementation of the Multiliteracies Pedagogy, throughthe CP, with the BNCC as its base text, can provide guidelinesfor public power and education professionals whose mainobjective is to promote an education of resistance, liberation,and subversion of reactionary school practices.en
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationALEXANDRE FILHO, Paulo. Pedagogia dos multiletramentos, currículo paulista e BNCC: (re)configurando paradigmas para a educação do século XXI. 2025. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025.pt
dc.identifier.lattes2071259413346249
dc.identifier.orcid0000-0002-4613-3082
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/311476
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPedagogia dos multiletramentospt
dc.subjectCurrículos - São Paulo (Estado)pt
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt
dc.subjectTecnologias digitaispt
dc.subjectTDICpt
dc.subjectEducationen
dc.subjectMultiliteracies pedagogyen
dc.subjectPaulista Curriculumen
dc.subjectBrazilian Common National Curriculum Baseen
dc.titlePedagogia dos multiletramentos, currículo paulista e BNCC: (re)configurando paradigmas para a educação do século XXIpt
dc.title.alternativeMultiliteracies pedagogy, Paulista curriculum and BNCC: (re)configuring paradigms for 21st century educationen
dc.typeTese de doutoradopt
dcterms.impactA implementação da Pedagogia dos Multiletramentos, em tempos hodiernos, constitui-se como prática de legitimação social. Portanto, uma pedagogia de resistência, libertadora e de subversão das práticas escolares, muita das vezes, reacionárias e perpetuadoras de condições desiguais que mais têm a marginalizar do que, propriamente, ensinar, valorizar e estimular os estudantes. Dessa forma, esta pesquisa visa trazer contribuições para os novos cenários educacionais e desafios que estão por vir.pt
dcterms.impactThe implementation of Multiliteracies Pedagogy, in modern times, constitutes a practice of social legitimation. Therefore, a pedagogy of resistance, liberation and subversion of school practices, often reactionary, and perpetuating unequal conditions that have more to marginalize than, properly, teach, value and encourage students. In this way, this research aims to contribute minimally to the new educational scenarios and challenges that lie ahead.en
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationb5053da3-8ef4-4683-b489-8327b2540e5f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb5053da3-8ef4-4683-b489-8327b2540e5f
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
alexandrefilho_p_dr_mar.pdf
Tamanho:
8.45 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: