Logotipo do repositório
 

Publicação:
Uma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESP

dc.contributor.authorBassetto, Camila Fernanda [UNESP]
dc.contributor.authorLemes, Sebastião de Souza [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:05Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:05Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é realizar uma meta-análise dos resultados atuais do SARESP, considerando a proficiência em matemática de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual. Essa meta-análise permitiu identificar descompassos no conjunto do sistema educacional como um todo nos diversos seguimentos envolvidos, direta ou indiretamente, que contribuem para o processo de ensino-aprendizagem do indivíduo. Comparando os resultados atuais do SARESP, foi possível perceber a grande deficiência apresentada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio em resolver problemas matemáticos envolvendo conceitos simples e do cotidiano, classificando-os em níveis abaixo do adequado, quando comparado com os níveis de desempenho esperados para à série em que se encontram. Diante deste fato, o qual não deixa de ser inaceitável, conclui-se que há uma urgente necessidade de buscar explicações e formas de superação para essa situação. Caso contrário, o nível educacional brasileiro permanecerá “abaixo do básico”.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Ciências da Educação, Araraquara, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Ciências da Educação, Araraquara, SP, Brasil
dc.format.extent2999-3011
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2999-3011
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2999-3011.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141700
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleUma discussão meta-analítica do desempenho em matemática para o ensino médio baseado nos resultados atuais do SARESPpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes5089831236213689[1]
unesp.author.orcid0000-0002-2513-7455[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentCiências da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-2999-3011.pdf
Tamanho:
581.84 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format