Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexiva

dc.contributor.advisorCosta, Daniel Soares da [UNESP]
dc.contributor.authorFabricio, Marilia Rosana Baio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-10-31T19:08:12Z
dc.date.available2017-10-31T19:08:12Z
dc.date.issued2016-12-20
dc.description.abstractEste trabalho pretende analisar o ensino dos sinais de pontuação no segundo ciclo do ensino fundamental (de 6° ao 9° ano) e propor uma prática de ensino mais reflexiva na sala de aula. Inicialmente, apresentaram-se as definições de pontuação de acordo com diferentes gramáticos e linguistas e, em seguida, houve uma discussão epilinguística sobre o assunto, na qual se pode perceber que o modo como esse tema vem sendo trabalhado, com um viés essencialmente normativo, não tem sido exitoso, assim como outros assuntos tratados da mesma maneira. Uma análise de duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa, utilizados em escolas de todo o país e indicados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura), ilustram a prática citada anteriormente. Em vista disso, foram pesquisadas e elaboradas atividades que tratam do ensino de pontuação de uma forma mais reflexiva e intuitiva, utilizando padrões para o ensino e sendo dirigidas aos 6°s e 7°s anos, com o intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem desse ciclo escolar.pt
dc.description.abstractThis research intends to analyze the teaching of punctuation marks in Portuguese classes, from the 6th to the 9th years of Elementary Education, in order to propose a more reflective teaching practice in the classroom. Firstly some definitions of punctuation and their use were presented, according to different grammarians and linguists, and, then, there was a discussion on the subject, based on the language and its contexts of use. With that discussion, it was possible to notice that the punctuation marks have been taught in an essentially normative manner, without success, as well as other issues have been had the same approach. A suitable example of that normative teaching of punctuation is the analysis of two collections of Portuguese language textbooks indicated by the Ministry of Education and Culture (MEC), used by teachers and students in Brazilian public schools. Taking that analysis into account, activities about the teaching of punctuation were researched and prepared in a more reflective and intuitive way, according to some learning standards, and with the aim to be applied to 6th and 7th year students of Elementary Education, in order to contribute to the teaching and learning processes of those school years.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.aleph000893782
dc.identifier.capes23001011069P5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/152039
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSinais de pontuaçãopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectGramáticapt
dc.subjectLivro didáticopt
dc.subjectPunctuationpt
dc.subjectTeachingpt
dc.subjectGrammarpt
dc.subjectTextbookpt
dc.titleOs sinais de pontuação no ensino fundamental: uma abordagem reflexivapt
dc.title.alternativeThe punctuation marks in elementary education: a reflective approachpt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLetras (Mestrado Profissional) - FCLASpt
unesp.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
fabricio_mrb_me_assis.pdf
Tamanho:
1.7 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: