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Publicação:
Os significados educativos da decoração dos espaços das instituições de Educação Infantil

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Orientador

Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FCT 33004129044P6

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A dissertação denominada “Os significados educativos da decoração dos espaços das instituições de Educação Infantil” faz parte do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente (FCT/UNESP). O trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, infância e juventude”. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica Nacional e tem por finalidade o desenvolvimento integral das crianças. A organização do espaço escolar, considerada como elemento curricular, tem um papel relevante ao propiciar experiências significativas para as crianças. A dissertação tem como objeto de estudo o espaço escolar, especialmente os significados educativos da decoração nas instituições de Educação Infantil, e é fundamentada em estudos e documentos oficiais que versam sobre o espaço. Partimos da hipótese de que a decoração tem papel crucial para a criação de vínculo da criança com a instituição. Diante desse contexto, temos por objetivo identificar as compreensões dos especialistas e professores sobre a decoração do espaço escolar com a finalidade de propor práticas que favoreçam o vínculo da criança com a instituição e que considerem as suas escolhas, as suas identidades, as suas marcas e a ampliação dos seus saberes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, predominantemente de campo, que contou com uma etapa de revisão bibliográfica e uma etapa documental. Foram realizadas entrevistas com professores e especialistas em Educação Infantil, Educação Especial e Arte. As informações obtidas com as entrevistas foram sistematizadas em categorias de análise que versam sobre a decoração, a saber: o papel do professor e das crianças; a cultura e a documentação pedagógica; a inclusão; as paredes: as letras, os números, as rotinas, as regras, os combinados e os personagens; a questão ambiental. Como resultado, concluímos que, a partir da decoração, é possível favorecer experiências relacionadas à criação, à imaginação, ao contato com a natureza e a cultura, além de promover práticas que sejam inclusivas e respeitem a diversidade. Para tanto, consideramos que os espaços das instituições de Educação Infantil merecem planejamento para que sejam acolhedores, fomentem as vivências estéticas, a autoria das crianças e o sentimento de pertença.

Resumo (inglês)

The thesis entitled “The educational meanings of the decoration of spaces in Early Childhood Education institutions” is part of the Master's Program of the Postgraduate Course in Education, of the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho”, campus of Presidente Prudente (FCT/UNESP). The work is linked to the line of research “Training processes, childhood and youth”. Early Childhood Education is the first stage of National Basic Education and aims at the integral development of children. The organization of the school space, considered as a curricular element, has an important role in providing meaningful experiences for children. The dissertation's object of study is the school space, especially the educational meanings of decoration in Early Childhood Education institutions, and is based on studies and official documents related to space. We hypothesize that decoration plays a crucial role in creating a bond between the child and the institution. In this context, our objective is to identify the understandings of experts and teachers regarding the decoration of school spaces in order to propose practices that foster the child's connection with the institution while considering their choices, identities, marks, and the expansion of their knowledge. This is a qualitative research, predominantly field-based, which included a literature review phase and a documentary phase. Interviews were conducted with teachers and experts in Early Childhood Education, Special Education and Art. The information obtained from the interviews was systematized into analytical categories related to decoration, including: the role of the teacher and the children; culture and pedagogical documentation; inclusion; walls: letters, numbers, routines, rules, agreements, and characters; environmental issue. As a result, we concluded that through decoration, it is possible to promote experiences related to creativity, imagination, contact with nature and culture, as well as promote inclusive practices that respect diversity. To achieve this, we consider that the spaces of Early Childhood Education institutions deserve planning to be welcome, encourage aesthetic experiences, children's authorship, and a sense of belonging.

Descrição

Palavras-chave

Criança, Espaço escolar, Educação infantil, Decoração, Child, School Space, Child education, Decoration

Idioma

Português

Como citar

COSTA, Sthefany Beatriz. Os significados educativos da decoração dos espaços das instituições de Educação Infantil. Orientadora: Fátima Aparecida Gomes Marin. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.

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