Logotipo do repositório
 

Publicação:
Os significados educativos da decoração dos espaços das instituições de Educação Infantil

dc.contributor.advisorMarin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]
dc.contributor.authorCosta, Sthefany Beatriz
dc.date.accessioned2024-01-04T11:51:50Z
dc.date.available2024-01-04T11:51:50Z
dc.date.issued2023-10-26
dc.description.abstractA dissertação denominada “Os significados educativos da decoração dos espaços das instituições de Educação Infantil” faz parte do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Presidente Prudente (FCT/UNESP). O trabalho está vinculado à linha de pesquisa “Processos formativos, infância e juventude”. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica Nacional e tem por finalidade o desenvolvimento integral das crianças. A organização do espaço escolar, considerada como elemento curricular, tem um papel relevante ao propiciar experiências significativas para as crianças. A dissertação tem como objeto de estudo o espaço escolar, especialmente os significados educativos da decoração nas instituições de Educação Infantil, e é fundamentada em estudos e documentos oficiais que versam sobre o espaço. Partimos da hipótese de que a decoração tem papel crucial para a criação de vínculo da criança com a instituição. Diante desse contexto, temos por objetivo identificar as compreensões dos especialistas e professores sobre a decoração do espaço escolar com a finalidade de propor práticas que favoreçam o vínculo da criança com a instituição e que considerem as suas escolhas, as suas identidades, as suas marcas e a ampliação dos seus saberes. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, predominantemente de campo, que contou com uma etapa de revisão bibliográfica e uma etapa documental. Foram realizadas entrevistas com professores e especialistas em Educação Infantil, Educação Especial e Arte. As informações obtidas com as entrevistas foram sistematizadas em categorias de análise que versam sobre a decoração, a saber: o papel do professor e das crianças; a cultura e a documentação pedagógica; a inclusão; as paredes: as letras, os números, as rotinas, as regras, os combinados e os personagens; a questão ambiental. Como resultado, concluímos que, a partir da decoração, é possível favorecer experiências relacionadas à criação, à imaginação, ao contato com a natureza e a cultura, além de promover práticas que sejam inclusivas e respeitem a diversidade. Para tanto, consideramos que os espaços das instituições de Educação Infantil merecem planejamento para que sejam acolhedores, fomentem as vivências estéticas, a autoria das crianças e o sentimento de pertença.pt
dc.description.abstractThe thesis entitled “The educational meanings of the decoration of spaces in Early Childhood Education institutions” is part of the Master's Program of the Postgraduate Course in Education, of the Faculty of Science and Technology of the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho”, campus of Presidente Prudente (FCT/UNESP). The work is linked to the line of research “Training processes, childhood and youth”. Early Childhood Education is the first stage of National Basic Education and aims at the integral development of children. The organization of the school space, considered as a curricular element, has an important role in providing meaningful experiences for children. The dissertation's object of study is the school space, especially the educational meanings of decoration in Early Childhood Education institutions, and is based on studies and official documents related to space. We hypothesize that decoration plays a crucial role in creating a bond between the child and the institution. In this context, our objective is to identify the understandings of experts and teachers regarding the decoration of school spaces in order to propose practices that foster the child's connection with the institution while considering their choices, identities, marks, and the expansion of their knowledge. This is a qualitative research, predominantly field-based, which included a literature review phase and a documentary phase. Interviews were conducted with teachers and experts in Early Childhood Education, Special Education and Art. The information obtained from the interviews was systematized into analytical categories related to decoration, including: the role of the teacher and the children; culture and pedagogical documentation; inclusion; walls: letters, numbers, routines, rules, agreements, and characters; environmental issue. As a result, we concluded that through decoration, it is possible to promote experiences related to creativity, imagination, contact with nature and culture, as well as promote inclusive practices that respect diversity. To achieve this, we consider that the spaces of Early Childhood Education institutions deserve planning to be welcome, encourage aesthetic experiences, children's authorship, and a sense of belonging.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.citationCOSTA, Sthefany Beatriz. Os significados educativos da decoração dos espaços das instituições de Educação Infantil. Orientadora: Fátima Aparecida Gomes Marin. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.
dc.identifier.lattes8080250862835452
dc.identifier.orcid0000-0003-1675-6075
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252361
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCriançapt
dc.subjectEspaço escolarpt
dc.subjectEducação infantilpt
dc.subjectDecoraçãopt
dc.subjectChilden
dc.subjectSchool Spaceen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectDecorationen
dc.titleOs significados educativos da decoração dos espaços das instituições de Educação Infantilpt
dc.title.alternativeLos significados educativos de la decoración de los espacios de las instituciones de Educación Infantiles
dc.typeDissertação de mestrado
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramEducação - FCT 33004129044P6
unesp.knowledgeAreaEducação
unesp.researchAreaProcessos formativos, infância e juventude

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
costa_sb_me_prud.pdf
Tamanho:
1.88 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.99 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: