Publicação: A metodologia de Freinet e sua utilização de ensino fundamental
dc.contributor.author | Jesus, Amanda Silva [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ito, Claudemira Azevedo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ana Flavia Sousa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Kobayashi, Eric Leimi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T15:40:06Z | |
dc.date.available | 2017-01-02T15:40:06Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Estas reflexões são frutos do trabalho realizado na EMEIF Ettore Marangoni em Presidente Prudente. Esta atividade foi aplicada a salas de terceira série, com visitas monitoradas a lugares de interesse histórico e cultural da cidade de Presidente Prudente. Um dos primeiros educadores a perceber a importância da ampliação do ensino aprendizagem para fora do ambiente escolar foi Célestin Freinet. Sua aponta caminhos para a reflexão da prática do professor e é alicerçada na postura diante da vida. Objetivos - Buscou-se a aplicação de preceitos de Freinet para melhor aproveitar as excursões promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, pois para muitas crianças está é a única oportunidade de vivenciar espaços de interesse histórico e cultural do Município. A prática dessas saídas de campo sob os preceitos da aula-passeio idealizada por Freinet ajuda os alunos a entenderem a complexidade da realidade: as relações socioculturais e históricas que transformam a paisagem e os espaços. Metodologia- Obedeceu aos cinco passos indicados por Freinet. Inicialmente a motivação é desenvolvida no primeiro encontro com a sala, as crianças eram incentivadas a relatar sobre os espaços que conheciam e usavam no seu cotidiano, no segundo encontro, a preparação iniciava por uma apresentação dos espaços indicados pelas crianças no encontro anterior, enaltecendo as características destes espaços e o seu uso. A ação é o desenvolvimento da visita a lugares pré-determinados escolhidos pela contribuição na formação da criança. O prolongamento é o encontro posterior à saída a campo onde as crianças relatam a experiência fora da sala de aula, sempre valorizando as impressões e opiniões das crianças. A comunicação ocorreu por meio de desenho, nestes desenhos as crianças destacavam os pontos mais importantes das visitas. Conclusão - O conhecimento sobre o processo de transformação do espaço pelo homem, que ocorre conforme a sociedade se organiza econômica e socialmente e o homem é sujeito da construção destas transformações pode ser apreendida com visitas a áreas históricas ou museus na cidade. Para finalizar, a visitação planejada, organizada e reflexiva de lugares históricos, turísticos ou de características comuns pode auxiliar na compreensão e reflexão de muitas áreas de conhecimento, seja ela uma disciplina escolar, temas transversais e temáticas interdisciplinares. Assim o aluno passa a refletir sobre o seu cotidiano, a realidade local, aprende a observar e analisar o espaço vivido. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Geografia, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Geografia, Presidente Prudente, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 10092 | |
dc.identifier | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAwOTI= | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09818 | |
dc.identifier.file | 2013-10092-jesus.pdf | |
dc.identifier.lattes | 6542042233451955 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/146962 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.subject | Freinet | pt |
dc.subject | aula-passeio | pt |
dc.title | A metodologia de Freinet e sua utilização de ensino fundamental | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 6542042233451955 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Geografia - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1