Publicação: A profissionalidade docente em uma abordagem construtivista
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fundação Carlos Chagas
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work challenges, on one hand, cognitivist researches that show misconceptions and exaggerated exaltations of teachers' capacity for reflection and autonomy, and on the other, evolutionary studies on the teaching career that do not explain the detours found in the development of this professional teaching. The study aims to identify levels of acquisition of professional teaching in the fields of pedagogical practice, autonomy and professional identity, and to investigate teachers' forms of reacting to conflicts in everyday school life. Nineteen teachers from the 5th to 8th grades from a state school in Araraquara, São Paulo State, were interviewed using a set of stories that simulated problematic school situations. The analysis of testimonies allowed for the establishment of three hierarchical levels in the acquisition of professional teaching, each one being accompanied by a form of compensational reaction to the conflict. The study indicates that changes in teachers' professional practice depends on their awareness not just to change itself but also to central disturbing factors, not always noticed, that affect balance. Teachers can notice the conflict, without being sympathetic to changes, and they can become sympathetic to changes but do not know how to make them.
Resumo (português)
Este trabalho contrapõe-se, de um lado, a investigações cognitivistas que mostram imprecisões conceituais e exaltações exageradas da capacidade de reflexão e autonomia do professor e, de outro, a estudos evolutivos sobre a carreira docente que não explicam os desvios de rota encontrados no desenvolvimento desse profissional do ensino. O estudo pretendeu identificar níveis de aquisição da profissionalidade docente, nos âmbitos da prática pedagógica, da autonomia e da identidade profissional, e a investigar formas de reação dos professores a conflitos presentes no cotidiano escolar. Foram entrevistados 19 professores de 5ª a 8ª séries, de uma escola estadual de Araraquara, Estado de São Paulo, empregando-se um conjunto de histórias que simulavam situações escolares problemáticas. A análise dos depoimentos possibilitou o estabelecimento de três níveis hierárquicos na aquisição da profissionalidade docente, cada qual se fazendo acompanhar de uma forma de reação compensatória ao conflito. O estudo indica que a mudança da prática profissional do professor depende de sua sensibilização não apenas à própria mudança, mas também aos fatores perturbadores centrais, nem sempre percebidos, do equilíbrio atingido. O professor pode perceber o conflito, sem que seja sensível à mudança; e pode sensibilizar-se a mudar, sem que saiba como fazê-lo.
Descrição
Palavras-chave
TEACHER EDUCATION, CONFLICT, EDUCATIONAL PRACTICE, TEACHER ATTITUDES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CONFLITO, PRÁTICA EDUCATIVA, ATITUDE DO PROFESSOR
Idioma
Português
Como citar
Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP, Brazil: Fundação Carlos Chagas, n. 117, p. 149-176, 2002.