Logotipo do repositório
 

Publicação:
A profissionalidade docente em uma abordagem construtivista

dc.contributor.authorChakur, Cilene Ribeiro De Sá Leite [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:41:50Z
dc.date.available2021-07-14T10:41:50Z
dc.date.issued2002-11
dc.description.abstractThis work challenges, on one hand, cognitivist researches that show misconceptions and exaggerated exaltations of teachers' capacity for reflection and autonomy, and on the other, evolutionary studies on the teaching career that do not explain the detours found in the development of this professional teaching. The study aims to identify levels of acquisition of professional teaching in the fields of pedagogical practice, autonomy and professional identity, and to investigate teachers' forms of reacting to conflicts in everyday school life. Nineteen teachers from the 5th to 8th grades from a state school in Araraquara, São Paulo State, were interviewed using a set of stories that simulated problematic school situations. The analysis of testimonies allowed for the establishment of three hierarchical levels in the acquisition of professional teaching, each one being accompanied by a form of compensational reaction to the conflict. The study indicates that changes in teachers' professional practice depends on their awareness not just to change itself but also to central disturbing factors, not always noticed, that affect balance. Teachers can notice the conflict, without being sympathetic to changes, and they can become sympathetic to changes but do not know how to make them.en
dc.description.abstractEste trabalho contrapõe-se, de um lado, a investigações cognitivistas que mostram imprecisões conceituais e exaltações exageradas da capacidade de reflexão e autonomia do professor e, de outro, a estudos evolutivos sobre a carreira docente que não explicam os desvios de rota encontrados no desenvolvimento desse profissional do ensino. O estudo pretendeu identificar níveis de aquisição da profissionalidade docente, nos âmbitos da prática pedagógica, da autonomia e da identidade profissional, e a investigar formas de reação dos professores a conflitos presentes no cotidiano escolar. Foram entrevistados 19 professores de 5ª a 8ª séries, de uma escola estadual de Araraquara, Estado de São Paulo, empregando-se um conjunto de histórias que simulavam situações escolares problemáticas. A análise dos depoimentos possibilitou o estabelecimento de três níveis hierárquicos na aquisição da profissionalidade docente, cada qual se fazendo acompanhar de uma forma de reação compensatória ao conflito. O estudo indica que a mudança da prática profissional do professor depende de sua sensibilização não apenas à própria mudança, mas também aos fatores perturbadores centrais, nem sempre percebidos, do equilíbrio atingido. O professor pode perceber o conflito, sem que seja sensível à mudança; e pode sensibilizar-se a mudar, sem que saiba como fazê-lo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras
dc.format.extent149-176
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000300008
dc.identifier.citationCadernos de Pesquisa. São Paulo, SP, Brazil: Fundação Carlos Chagas, n. 117, p. 149-176, 2002.
dc.identifier.doi10.1590/S0100-15742002000300008
dc.identifier.fileS0100-15742002000300008.pdf
dc.identifier.issn0100-1574
dc.identifier.issn1980-5314
dc.identifier.scieloS0100-15742002000300008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212558
dc.language.isopor
dc.publisherFundação Carlos Chagas
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceSciELO
dc.subjectTEACHER EDUCATIONen
dc.subjectCONFLICTen
dc.subjectEDUCATIONAL PRACTICEen
dc.subjectTEACHER ATTITUDESen
dc.subjectFORMAÇÃO DE PROFESSORESpt
dc.subjectCONFLITOpt
dc.subjectPRÁTICA EDUCATIVApt
dc.subjectATITUDE DO PROFESSORpt
dc.titleA profissionalidade docente em uma abordagem construtivistapt
dc.title.alternativeTeacher's professionalism in a constructivism approachen
dc.typeArtigopt
dspace.entity.typePublication
relation.isDepartmentOfPublication4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
relation.isDepartmentOfPublication.latestForDiscovery4122aeef-23cb-43da-8327-f8d51f5c6604
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-15742002000300008.pdf
Tamanho:
193.53 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format