Publicação: Caracterização de indicadores para análises de vinculações entre a pesquisa em ensino de física e a atuação docente no ensino médio
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Data
Autores
Orientador
Lopes Junior, Jair 

Coorientador
Pós-graduação
Educação para a Ciência - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A literatura sustenta consenso em admitir um distanciamento prejudicial entre um expressivo lastro de conhecimentos derivados da pesquisa acadêmica em ensino de Física e a atuação docente em sala de aula. Estima-se que a compreensão deste distanciamento envolva articulações, de um lado, entre prioridades estabelecidas na pesquisa quanto aos temas investigados e às estratégias de produção e de divulgação dos conhecimentos e, de outro, as políticas de formação inicial e continuada de professores. Em acréscimo aos fatores relacionados com tal distanciamento, o presente estudo objetivou propor e caracterizar indicadores que possam garantir a análise das vinculações entre a pesquisa em ensino de Física e o ensino de Física na Educação Básica. Foram propostos como indicadores as incidências de três vertentes (Áreas temáticas, Metodologias e Habilidades) nos relatos das pesquisas acadêmicas e em três meios pelos quais políticas públicas educacionais se faz (a BNCC, o ENEM e o PNLD). Estima-se que tais indicadores possam orientar, de modo fundamentado em evidências, prioridades nas investigações voltadas para a redução deste distanciamento. Foi conduzida uma pesquisa qualitativa amparada em duas metodologias: na revisão bibliográfica sistemática e na revisão bibliográfica descritiva documental. Foram selecionados artigos publicados no Caderno Brasileiro de Ensino de Física, na Revista Brasileira de Ensino de Física e nos anais do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, compreendendo o período de 2018 a 2023. Foram utilizados também o documento oficial da BNCC, o acervo digital das provas do ENEM (2018-2023) e uma coleção aprovada no PNLD (Moderna em Formação: Física; Editora Moderna, 2021). Em termos de resultados, o Eletromagnetismo, enquanto área temática predominante nas pesquisas em ensino, também ostentou expressiva incidência nas três políticas públicas educacionais consideradas. A Mecânica, por sua vez, também compartilhou incidências elevadas nos relatos de pesquisa e nas questões do ENEM. As metodologias ativas mostraram-se predominantes nos relatos de pesquisa, tanto quanto na BNCC, no ENEM e na coleção didática analisada. Por sua vez, as habilidades da BNCC foram derivadas em 167 habilidades e as de maior incidência nos documentos. Os resultados da análise das incidências das habilidades na pesquisa em ensino de Física e nas três principais políticas públicas educacionais (BNCC, ENEM e PNLD) evidenciam um alinhamento parcial entre a produção acadêmica e as diretrizes curriculares e avaliativas. Assim, os indicadores analisados evidenciam a importância de uma abordagem mais integrada entre pesquisa e ensino, destacando a necessidade de investigações futuras sobre práticas didáticas alinhadas às diretrizes curriculares e avaliações externas, bem como um maior detalhamento metodológico nos estudos publicados. A prática docente apresenta um alinhamento parcial com a pesquisa acadêmica e os documentos oficiais, especialmente no uso de metodologias ativas. No entanto, a pesquisa analisada não avaliou diretamente a aplicação dessas estratégias em sala de aula. Estudos futuros devem investigar como os professores incorporam esses conhecimentos e os desafios dessa implementação, visando reduzir o distanciamento entre teoria e prática.
Resumo (inglês)
The literature broadly acknowledges a detrimental gap between the extensive body of knowledge derived from academic research in physics education and teaching practices in the classroom. Understanding this gap is estimated to involve articulations between, on one hand, the priorities established in research regarding the topics investigated and the strategies for knowledge production and dissemination, and on the other hand, policies related to initial and continuing teacher education. In addition to the factors contributing to this gap, the present study aimed to propose and characterize indicators that could ensure the analysis of the links between research in physics education and the teaching of physics in Basic Education. The proposed indicators focused on the incidence of three dimensions—Thematic Areas, Methodologies, and Skills—within academic research reports and in three key public educational policies: the BNCC (Brazilian Common National Curriculum Base), the ENEM (National High School Exam), and the PNLD (National Textbook Program). It is expected that these indicators may guide evidence-based priorities in research focused on reducing this gap. A qualitative study was conducted, supported by two methodologies: systematic literature review and descriptive documentary literature review. The selection of academic articles included publications from the Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Brazilian Journal of Physics Teaching), the Revista Brasileira de Ensino de Física (Brazilian Journal of Physics Education), and the proceedings of the Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (Physics Education Research Meeting), covering the period from 2018 to 2023. Additionally, official BNCC documents, the digital archive of ENEM exams (2018–2023), and a textbook collection approved by the PNLD (Moderna em Formação: Física, Editora Moderna, 2021) were analyzed. Regarding the results, Electromagnetism, as the predominant thematic area in physics education research, also exhibited a significant presence in the three analyzed public educational policies. Similarly, Mechanics showed a high incidence in both research reports and ENEM questions. Active methodologies were predominantly observed in research reports as well as in the BNCC, ENEM, and the analyzed textbook collection. Additionally, the BNCC skills were derived into 167 specific skills, with the most frequently occurring ones identified in the documents. The analysis of the incidence of skills in physics education research and the three main public educational policies (BNCC, ENEM, and PNLD) highlights a partial alignment between academic production and curricular and evaluative guidelines. Thus, the analyzed indicators underscore the importance of a more integrated approach between research and teaching, emphasizing the need for future investigations on teaching practices aligned with curricular guidelines and external assessments, as well as a more detailed methodological framework in published studies. Teaching practices show partial alignment with academic research and official documents, particularly regarding the use of active methodologies. However, the analyzed research did not directly assess the application of these strategies in the classroom. Future studies should investigate how teachers incorporate this knowledge and the challenges of its implementation, aiming to bridge the gap between theory and practice.
Descrição
Palavras-chave
Pesquisa em ensino, Ensino de Física, BNCC, ENEM, PNLD, Teaching and learning research, Physics education
Idioma
Português
Como citar
LOZOVOI, M. L. S. Caracterização de indicadores para análises de vinculações entre a pesquisa em ensino de física e a atuação docente no ensino médio. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.