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Publicação:
Entre silenciamentos e apagamentos: ecos do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de Física da UNESP

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Orientador

Bozelli, Fernanda Cátia

Coorientador

Pós-graduação

Educação para a Ciência - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A principal intenção dos argumentos apresentados nesta pesquisa é sublinhar uma perspectiva de formação de professores que possibilite romper com processos formativos hegemônicos. Esse tipo de formação caracteriza-se pela (des)formação, pensado a partir da lógica do sistema mundo europeu/euro-norte-americano moderno/capitalista/colonial/patriarcal e que, por sua vez, nutre processos formativos por meio da tecnificação, do individualismo, da racialização, do sonambulismo intelectual, da desumanização, da sobrecarga de trabalho, do silenciamento e da desvalorização da profissão. Neste caso, nega-se e, ao mesmo tempo, elimina-se os diferentes conhecimentos, subjetividades, territórios e povos. Ao admitir a interculturalidade crítica como pressuposto fundante, questiona-se os processos históricos e, consequentemente, busca-se reassumir a possibilidade de (re)pensar e instituir outros processos formativos que tenham a diferença colonial como ponto de partida. Trata-se de uma pesquisa que se configura como qualitativa e de natureza básica, que procurou explorar e compreender a circulação da história e cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de Física por meio de procedimentos documentais. Nela foram analisados documentos, tais como os planos de ensino das disciplinas e os Projetos Políticos-Pedagógicos – PPP, de seis cursos de Licenciatura em Física, da Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Bauru-SP, Guaratinguetá-SP, Ilha Solteira-SP, Presidente Prudente-SP, Rio Claro-SP e São José do Rio Preto-SP, de modo que fosse possível fomentar o debate acerca das histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas no âmbito da formação inicial de professores de Física, como forma de articular essa temática no ensino de Física. Adotou-se o referencial teórico-analítico da Análise Textual Discursiva – ATD para tentar compreender o cenário investigativo. Nesse sentido, a partir das análises foi possível perceber a diminuta circulação das histórias e culturas dos afro-brasileiros e indígenas nos PPP e nos planos de ensino, sendo um dos aspectos que precisam ser mais bem explorados. E, portanto, por mais que em alguns casos a temática faça parte e perpasse pelo processo formativo dos futuros professores, é tempo da Universidade, dos cursos e dos formadores de professores desses cursos (re)assumirem o compromisso com a formação inicial de professores de Física e, com isso, realizarem autoavaliação dos processos formativos oferecidos por esses cursos, destacando a importância de assegurar que os licenciandos possam constituir experiências formativas à medida que constroem suas identidades e, por conseguinte, que tenham condições de fazer as histórias e as culturas afro-brasileiras e indígenas circularem na educação básica, em função do que preconiza o Art. 26-A da LDB (Brasil, 1996), a partir do ensino de Física

Resumo (inglês)

The main intention of the arguments presented in this research is to highlight a perspective of teacher training that makes it possible to break with hegemonic training processes. This type of training is characterized by (de)formation, thought from the logic of the modern European/Euro-North American/capitalist/colonial/patriarchal world system and which, in turn, nourishes training processes through technology, of individualism, racialization, intellectual somnambulism, dehumanization, work overload, silencing and devaluation of the profession. In this case, different knowledge, subjectivities, territories and peoples are denied and, at the same time, eliminated. By admitting critical interculturality as a founding assumption, historical processes are questioned and, consequently, we seek to reassume the possibility of (re)thinking and instituting other formative processes that have colonial difference as a starting point. This is research that is qualitative and basic in nature, which sought to explore and understand the circulation of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in Physics courses through documentary procedures. Documents were analyzed in it, such as the teaching plans for the subjects and the Political-Pedagogical Projects – PPP, of six Physics Degree courses, at the Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus of Bauru-SP, Guaratinguetá-SP, Ilha Solteira- SP, Presidente Prudente-SP, Rio Claro-SP and São José do Rio Preto-SP, so that it would be possible to encourage debate about Afro-Brazilian and indigenous histories and cultures within the scope of initial training of Physics teachers, as a way to articulate this theme in Physics teaching. The theoretical-analytical framework of Discursive Textual Analysis – ATD was adopted to try to understand the investigative scenario. In this sense, from the analyzes it was possible to notice the reduced circulation of the stories and cultures of Afro-Brazilians and indigenous people in the PPP and in teaching plans, which is one of the aspects that need to be better explored. And, therefore, even though in some cases the theme is part of and permeates the training process of future teachers, it is time for the University, the courses and the teacher trainers of these courses to (re)assume the commitment to the initial training of teachers of Physics and, with this, carry out self-evaluation of the training processes offered by these courses, highlighting the importance of ensuring that graduates can create training experiences as they build their identities and, therefore, that they are able to learn about Afro-Brazilians and indigenous histories and cultures people circulate in basic education, in accordance with what is recommended in Art. 26-A of the LDB (Brazil, 1996), starting from the teaching of Physics

Descrição

Palavras-chave

Interculturalidade crítica, Formação inicial de professores de Física, Lei n° 11.645/08, Critical interculturality, Initial training of Physics teachers

Idioma

Português

Como citar

OLIVEIRA, Rafael Guerra de. Entre silenciamentos e apagamentos: ecos do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena nos cursos de Física da UNESP. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2024.

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