Logotipo do repositório
 

Publicação:
Conhecimento matemático para ensinar de futuros professores na exploração de tópicos de organização e tratamento de dados

dc.contributor.authorRibeiro, Carlos Miguel [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Fernando
dc.contributor.authorMontes, Miguel
dc.contributor.institutionUniversidade do Algarve (UALG)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionEscola Superior de Educação de Coimbra (ESEC)
dc.contributor.institutionUniversidade de Huelva (UHU)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:55Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:55Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO conhecimento do professor é um dos aspetos que tem vindo a assumir um relevo significativo na investigação em educação matemática. Enquanto professores, a forma como preparamos e exploramos as distintas tarefas, com o intuito de abordar os vários temas matemáticos, está numa relação direta com o conhecimento que temos sobre cada um desses temas e com as formas de como estes se inter-relacionam (podem inter relacionar). É, assim, de suprema importância que os professores, atuais ou futuros, possuam um conhecimento alargado e aprofundado dos conceitos e a forma como estes se relacionam dentro do mesmo tema e entre temas diferentes. Este conhecimento é, aqui, encarado na perspetiva do Mathematical Knowledge for Teaching (MKT). Neste texto iremos discutir e refletir sobre o MKT revelado por futuros professores das séries iniciais, acerca de tópicos de Organização e tratamento de dados. Em particular focar-nos-emos em dados coletados a partir das respostas de um grupo de futuros professores a um conjunto de tarefas abordando a elaboração de pictogramas e gráficos de barras. Discutiremos algumas das situações matematicamente críticas identificadas e as suas implicações para a formação – de modo a que esta se passe a focar onde é, efetivamente necessária e contribua para desenvolver o MKT do professor.pt
dc.description.affiliationUniversidade do Algarve (UALG), Faro, Portugal
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationEscola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), Coimbra, Portugal
dc.description.affiliationUniversidade de Huelva (UHU), Huelva, Espanha
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil
dc.format.extent2071-2083
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2071-2083
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-2071-2083.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141657
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleConhecimento matemático para ensinar de futuros professores na exploração de tópicos de organização e tratamento de dadospt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Matemáticapt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-2071-2083.pdf
Tamanho:
684.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format