O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica
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Data
Autores
Orientador
Raboni, Paulo Cesar de Almeida 

Coorientador
José, Gesilane de Oliveira Maciel 

Pós-graduação
Educação - FCT 33004129044P6
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo desta pesquisa de mestrado foi analisar o uso desenvolvimento de Sequências de
Ensino Investigativas (SEI) em aulas de Ciências da Natureza para alunos privados de
liberdade tendo em vista a promoção da Alfabetização Científica (AC). A pesquisa foi
realizada por meio do planejamento e uso de uma SEI a alunos reclusos em uma unidade
penitenciária do interior do estado de São Paulo. À luz desta proposta, estabelecemos algumas
considerações importantes ao abordarmos a educação no espaço carcerário, isso porque
estamos tratando da intersecção de duas políticas: a educacional e a prisional. Isso fez com
que tomássemos como premissa a promoção da alfabetização científica que, por sua vez,
coloca enquanto necessidade a investigação de metodologias de ensino e aprendizagem dentro
da área das Ciências da Natureza desenvolvidas no espaço prisional. Neste trabalho,
realizamos a produção dos dados através da aplicação de questionários, análise documental
das atividades realizadas ao longo da SEI e das observações registradas em diário de bordo
que, seguidamente, foram aprofundadas pelo crivo metodológico da Análise de Conteúdo.
Deste modo, pode-se aferir que a SEI contribuiu para a promoção da Alfabetização Científica
dos alunos participantes da pesquisa. Com isso, reforçamos que tais estratégias contribuem
com o processo formativo-científico destes alunos, bem como estimula o sistema
penitenciário a cumprir seu papel, o de tornar a pessoa reclusa apta a conviver em sociedade
novamente.
Resumo (inglês)
The objective of this master’s research was to analyze the use and development of
Investigative Teaching Sequences (ITS) in Natural Science classes for incarcerated students
with a view to promoting Scientific Literacy (SL). The research was carried out through the
planning and use of an ITS for incarcerated students in a penitentiary unit in the interior of the
state of São Paulo. In light of this proposal, we established some important considerations
when addressing education in the prison space, as we are dealing with the intersection of two
policies: educational and prison. This led us to take as a premise the promotion of scientific
literacy which, in turn, places the investigation of teaching and learning methodologies within
the area of Natural Sciences developed in prison space as a necessity. In this work, data were
produced through the application of questionnaires, documentary analysis of activities carried
out throughout the ITS and observations recorded in a logbook that were subsequently
deepened by the methodological sieve of Content Analysis. Thus, it can be inferred that ITS
contributed to the promotion of Scientific Literacy among participating students. With this,
we reinforce that such strategies contribute to the formative-scientific process of these
students, as well as stimulate the penitentiary
Descrição
Palavras-chave
Educação em prisões, Ensino de ciências, Alfabetização científica, Sequência de ensino investigativa, Education in prisons, Science teaching, Scientific literacy, Investigative teaching sequence
Idioma
Português
Citação
SOARES, Bruna Pimenta. O ensino de ciências da natureza no cárcere: o uso de sequências de ensino investigativas para a promoção da alfabetização científica. 2023. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Presidente Prudente, 2023.