Logo do repositório
 

Comunicação, cultura e gestão educacional

dc.contributor.authorGentilini, João Augusto
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:22:14Z
dc.date.available2021-07-14T10:22:14Z
dc.date.issued2001-08
dc.description.abstractThis article intents, from the reflections about the cultural industry and the industrial society, makes for philosophers of the Frankfurt School, to discuss the predominant model of administration of organizations and the possibility to mind an theory aid model of administration based on Communication Theory proposed in that School, and its application of renovate form on the educational organization.en
dc.description.abstractO artigo objetiva, a partir das reflexões sobre a Indústria Cultural e a racionalidade dominante na sociedade industrial, feitas pelos filósofos da Escola de Frankfurt, discutir o modelo predominante de gestão das organizações e a possibilidade de se pensar em uma teoria e um modelo de gestão fundamentado na teoria comunicativa proposta por aquela escola de pensamento e sua aplicação às organizações educacionais. Parte de alguns pressupostos para a formulação de uma teoria de gestão, como visão da organização, comunicação, poder e autoridade, na ótica da racionalidade técnica e instrumental para chegar, ao final, a um modelo de gestão em que estes mesmos pressupostos aparecem sob a racionalidade comunicativa.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências da Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Ciências da Educação
dc.format.extent41-53
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622001000200005
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Campinas, SP, Brazil: Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 21, n. 54, p. 41-53, 2001.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622001000200005
dc.identifier.fileS0101-32622001000200005.pdf
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.issn1678-7110
dc.identifier.scieloS0101-32622001000200005
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211295
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectCultural Industryen
dc.subjectRationalityen
dc.subjectOrganizationen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEducational Administrationen
dc.subjectIndústria Culturalpt
dc.subjectRacionalidadept
dc.subjectOrganizaçãopt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectGestão Educacionalpt
dc.titleComunicação, cultura e gestão educacionalpt
dc.title.alternativeCommunication, culture and educational administrationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32622001000200005.pdf
Tamanho:
110.72 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Coleções