Publicação: As teorias curriculares pós-críticas e a inclusão da perspectiva decolonial de gênero e étnico-racial na educação básica: um olhar da prática docente
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Data
Autores
Orientador
Palma Filho, João Cardoso 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa de mestrado acadêmico propõe-se a investigar a teoria decolonial dentro do pensamento étnico-racial e feminista, priorizando o protagonismo de mulheres negras. Inicialmente é pontuado um breve relato sobre as teorias curriculares para, posteriormente, adentrar nas abordagens referentes a raça, etnia e gênero, finalizando com um sucinto histórico sobre a Arte-Educação. Na pesquisa de campo foram entrevistados, através do método não-diretivo de entrevista e de modo virtual, docentes da rede pública e privada de ensino, com atuação nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, que utilizavam as linguagens da Arte para desenvolver os temas decoloniais, referentes a questões étnico-raciais e de gênero, em suas práticas na sala de aula na Educação Básica. O referencial teórico da pesquisa versa sobre as teorias curriculares, a teoria decolonial e a história do ensino da Arte, buscando qualificar e contextualizar a dissertação. Espera-se demonstrar a possibilidade de inclusão desses temas em sala de aula, para que outros educadores sejam encorajados com estes exemplos e possam desenvolver, nas suas práticas, um ensino mais democrático, inclusivo, descolonizador e crítico.
Resumo (inglês)
This academic master degree research aims to investigate the decolonial theory within ethnic-racial and feminist thought, prioritizing the black women protagonism. Initially, a brief report on curricular theories is punctuated, in order to later enter into the approaches related to race, ethnicity and gender, ending with a brief history on Art-Education. In the field research, teachers from the public and private school systems, working in the states of Bahia, Rio de Janeiro and São Paulo, who used the languages of art to develop the decolonial themes related to ethnic racial and gender issues in their practices in the Basic Education classroom, were virtual interviewed using the nondirective method. The research theoretical framework deals with curriculum theories, decolonial theory and the history of art education, seeking to qualify and contextualize the dissertation. It is expected to demonstrate the possibility of including these themes in the classroom, so that other educators encouraged by these examples can develop in their practices a more democratic, inclusive, decolonizing and critical teaching.
Descrição
Palavras-chave
Arte, Arte-educação, Docentes, Educação básica, Etnia, Gênero, Raça, Teoria decolonial, Teorias curriculares, Art, Art-education, Basic education, Curriculum theories, Decolonial theory, Ethnicity, Gender, Race, Teachers
Idioma
Português