Logotipo do repositório
 

Publicação:
As teorias curriculares pós-críticas e a inclusão da perspectiva decolonial de gênero e étnico-racial na educação básica: um olhar da prática docente

dc.contributor.advisorPalma Filho, João Cardoso [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Jussileide Barbosa dos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-02-02T01:19:31Z
dc.date.available2022-02-02T01:19:31Z
dc.date.issued2021-12-13
dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado acadêmico propõe-se a investigar a teoria decolonial dentro do pensamento étnico-racial e feminista, priorizando o protagonismo de mulheres negras. Inicialmente é pontuado um breve relato sobre as teorias curriculares para, posteriormente, adentrar nas abordagens referentes a raça, etnia e gênero, finalizando com um sucinto histórico sobre a Arte-Educação. Na pesquisa de campo foram entrevistados, através do método não-diretivo de entrevista e de modo virtual, docentes da rede pública e privada de ensino, com atuação nos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo, que utilizavam as linguagens da Arte para desenvolver os temas decoloniais, referentes a questões étnico-raciais e de gênero, em suas práticas na sala de aula na Educação Básica. O referencial teórico da pesquisa versa sobre as teorias curriculares, a teoria decolonial e a história do ensino da Arte, buscando qualificar e contextualizar a dissertação. Espera-se demonstrar a possibilidade de inclusão desses temas em sala de aula, para que outros educadores sejam encorajados com estes exemplos e possam desenvolver, nas suas práticas, um ensino mais democrático, inclusivo, descolonizador e crítico.pt
dc.description.abstractThis academic master degree research aims to investigate the decolonial theory within ethnic-racial and feminist thought, prioritizing the black women protagonism. Initially, a brief report on curricular theories is punctuated, in order to later enter into the approaches related to race, ethnicity and gender, ending with a brief history on Art-Education. In the field research, teachers from the public and private school systems, working in the states of Bahia, Rio de Janeiro and São Paulo, who used the languages of art to develop the decolonial themes related to ethnic racial and gender issues in their practices in the Basic Education classroom, were virtual interviewed using the nondirective method. The research theoretical framework deals with curriculum theories, decolonial theory and the history of art education, seeking to qualify and contextualize the dissertation. It is expected to demonstrate the possibility of including these themes in the classroom, so that other educators encouraged by these examples can develop in their practices a more democratic, inclusive, decolonizing and critical teaching.en
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216261
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectArtept
dc.subjectArte-educaçãopt
dc.subjectDocentespt
dc.subjectEducação básicapt
dc.subjectEtniapt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectRaçapt
dc.subjectTeoria decolonialpt
dc.subjectTeorias curricularespt
dc.subjectArten
dc.subjectArt-educationen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectCurriculum theoriesen
dc.subjectDecolonial theoryen
dc.subjectEthnicityen
dc.subjectGenderen
dc.subjectRaceen
dc.subjectTeachersen
dc.titleAs teorias curriculares pós-críticas e a inclusão da perspectiva decolonial de gênero e étnico-racial na educação básica: um olhar da prática docentept
dc.title.alternativeThe post-critical curricular theory and the inclusion of the decolonial perspective of gender and ethnic-racial in basic education: a look at teaching practiceen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargo24 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos artísticos, experiências educacionais e mediação culturalpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_jb_me_ia_int.pdf
Tamanho:
7.55 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
santos_jb_me_ia_par.pdf
Tamanho:
478.25 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.06 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: