Logotipo do repositório
 

Publicação:
O ensino de ciências e a educação inclusiva: a formação inicial em debate

dc.contributor.authorBasso, Sabrina Pereira Soares [UNESP]
dc.contributor.authorCampos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:36Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:36Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO objetivo do trabalho foi analisar a inserção da temática Educação Inclusiva em cursos de formação inicial de professores da área de Ciências (Biologia, Física e Química), das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Para viabilizar o alcance dos objetivos propostos, foi considerado pertinente o desenvolvimento de um estudo descritivo, seguindo a metodologia de pesquisa qualitativa. O objeto de estudo foram os cursos de licenciatura em Ciências das universidades públicas estaduais do estado de São Paulo. Os dados foram obtidos pela análise do projeto político pedagógico (PPP) e dos planos de ensino das disciplinas da área pedagógica oferecidas nesses cursos. Para a análise do PPP e dos planos de ensino, optou-se pela análise documental. Buscou-se as palavras chaves: educação inclusiva, inclusão escolar, educação especial, alunos com necessidades educacionais especiais, deficiência, deficientes e recursos especiais. Dos PPPs dos cursos de licenciatura em Ciências, apenas os documentos dos cursos de Física, de uma unidade da UNESP, de Química, de uma unidade da USP, e Ciências da Natureza, de uma unidade da USP é que tratam da Educação Inclusiva. Ressaltamos que em nenhum desses PPPs citados a Educação Inclusiva é amplamente debatida. De um modo geral, ela é apenas citada como parte do planejamento de algumas ações educativas referentes ao curso de licenciatura. Em relação às disciplinas que abordam a temática da Educação Inclusiva, dos 12 cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, apenas três apresentam disciplinas que abordam a temática. Dos sete cursos de licenciatura em Física, quatro possuem disciplina que abordam a temática. Por fim, dos sete cursos de licenciatura em Química, apenas dois contam com disciplinas que abordam a Educação Inclusiva.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação para a Ciências, Faculdade de Ciências de Bauru
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Botucatu
dc.format.extent9395-9405
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9395-9405
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-9395-9405.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes5374159322058248
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141822
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleO ensino de ciências e a educação inclusiva: a formação inicial em debatept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2431034310174335
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - FCpt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-9395-9405.pdf
Tamanho:
552.42 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format