Publicação: Espaços ajardinados, a temática ambiental e o processo educativo: uma revisão de publicações em periódicos de educação ambiental
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Nardy, Mariana 

Degasperi, Thais Cristiane 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Biológicas - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Not available
Resumo (português)
Os jardins são espaços que estão associados ao lazer, entretenimento, a sensibilização e ao conhecimento, possibilitando uma reaproximação do homem com a natureza. A educação ambiental (EA) tem como uma de suas características formar pessoas preocupadas com os problemas ambientais, no entanto, apenas informar a problemática que assola o meio ambiental sem contextualizá-lo de fato, acaba se tornando uma prática infrutífera, pois desse modo não há a reaproximação do ser humano e meio ambiente. Dentro da EA há diversas vertentes, sendo duas delas, a conservadora e a crítica. Diferentemente da conservadora, a EA crítica apresenta o por que fazer explorando de modo abrangente o tema e o contextualizado. O entendimento desses espaços como possíveis áreas de formação de pessoas comprometidas é de suma importância para a luta contra a crise ambiental. O presente trabalho visou pesquisar, analisar e refletir, de maneira qualitativa, em documentos de periódicos online de EA sobre a utilização de jardins para transformações socioambientais dentro da temática ambiental e o processo educativo. Foi realizado o levantamento de um corpus dos textos relacionados a essa temática em cinco periódicos online, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. Dos 1.564 artigos levantados, foram selecionados 28 documentos a partir da leitura dos resumos das publicações para uma análise mais detalhada. Com a análise dos textos, foi realizada uma categorização acerca dos assuntos que estavam sendo abordados nas publicações e foram criadas 5 categorias, sendo elas: 1) Percepções e reestruturações socioambientais - discussão sobre a percepção que a população tem do meio ambiente e como a transformação socioambiental tem um papel importante para que haja novas percepções com relação à natureza; 2) Educação ambiental e espaços não-formais de educação: Jardins - abordagem sobre os espaços...
Descrição
Palavras-chave
Jardins, Educação ambiental, Pesquisa bibliografica, Pesquisa qualitativa
Idioma
Português
Como citar
PINI, Gabriela Helena de Oliveira. Espaços ajardinados, a temática ambiental e o processo educativo: uma revisão de publicações em periódicos de educação ambiental. 2019. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019.