Publicação: Espaços ajardinados, a temática ambiental e o processo educativo: uma revisão de publicações em periódicos de educação ambiental
dc.contributor.advisor | Nardy, Mariana [UNESP] | |
dc.contributor.advisor | Degasperi, Thais Cristiane [UNESP] | |
dc.contributor.author | Pini, Gabriela Helena de Oliveira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:58:20Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:58:20Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Not available | en |
dc.description.abstract | Os jardins são espaços que estão associados ao lazer, entretenimento, a sensibilização e ao conhecimento, possibilitando uma reaproximação do homem com a natureza. A educação ambiental (EA) tem como uma de suas características formar pessoas preocupadas com os problemas ambientais, no entanto, apenas informar a problemática que assola o meio ambiental sem contextualizá-lo de fato, acaba se tornando uma prática infrutífera, pois desse modo não há a reaproximação do ser humano e meio ambiente. Dentro da EA há diversas vertentes, sendo duas delas, a conservadora e a crítica. Diferentemente da conservadora, a EA crítica apresenta o por que fazer explorando de modo abrangente o tema e o contextualizado. O entendimento desses espaços como possíveis áreas de formação de pessoas comprometidas é de suma importância para a luta contra a crise ambiental. O presente trabalho visou pesquisar, analisar e refletir, de maneira qualitativa, em documentos de periódicos online de EA sobre a utilização de jardins para transformações socioambientais dentro da temática ambiental e o processo educativo. Foi realizado o levantamento de um corpus dos textos relacionados a essa temática em cinco periódicos online, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. Dos 1.564 artigos levantados, foram selecionados 28 documentos a partir da leitura dos resumos das publicações para uma análise mais detalhada. Com a análise dos textos, foi realizada uma categorização acerca dos assuntos que estavam sendo abordados nas publicações e foram criadas 5 categorias, sendo elas: 1) Percepções e reestruturações socioambientais - discussão sobre a percepção que a população tem do meio ambiente e como a transformação socioambiental tem um papel importante para que haja novas percepções com relação à natureza; 2) Educação ambiental e espaços não-formais de educação: Jardins - abordagem sobre os espaços... | pt |
dc.format.extent | 49 f. | |
dc.identifier.aleph | 990009271890206341 | |
dc.identifier.citation | PINI, Gabriela Helena de Oliveira. Espaços ajardinados, a temática ambiental e o processo educativo: uma revisão de publicações em periódicos de educação ambiental. 2019. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2019. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2020-02-27/000927189.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/203780 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Jardins | pt |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Pesquisa bibliografica | pt |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt |
dc.title | Espaços ajardinados, a temática ambiental e o processo educativo: uma revisão de publicações em periódicos de educação ambiental | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Ciências Biológicas - IBRC | pt |
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